21/06/2016 às 17:15, atualizado em 05/07/2016 às 15:37

Câmara técnica é criada para integrar ensino da segurança pública

Cursos que antes eram exclusivos para determinada área serão compartilhados com servidores de todas as forças da pasta

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Membros da segurança pública do Distrito Federal reuniram-se na tarde desta terça-feira (21) para promover a integração entre as forças. A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia Alencar de Araújo, os comandantes-gerais da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marcos Antônio Nunes, e do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Hamilton Esteves Junior, e os diretores-gerais da Polícia Civil do DF, Eric Seba, e do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Jayme Amorim, assinaram a portaria conjunta de criação da Câmara Técnica Integrada de Ensino da Segurança Pública.

A assinatura da portaria conjunta de criação da Câmara Técnica Integrada de Ensino da Segurança Pública ocorreu nesta terça-feira (21).

A assinatura da portaria conjunta de criação da Câmara Técnica Integrada de Ensino da Segurança Pública ocorreu nesta terça-feira (21). Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A medida visa atender ao terceiro objetivo do Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida: aumentar a confiança da população nas forças de segurança pública e melhorar a prestação de serviços pela pasta e pelas corporações. A bandeira é “capacitando com integração as forças de segurança do governo de Brasília”. A meta é dar mais eficiência ao ensino de servidores da pasta para não haver gastos desnecessários. No caso de a Polícia Militar, por exemplo, realizar um curso, as outras forças vão poder participar também.

“Toda a metodologia do Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida é de uma gestão integrada e compartilhada”, disse a secretária. “Dessa forma, equalizamos, equilibramos e racionalizamos o trabalho e tivemos um ganho substancial de qualidade.” O ato ocorreu na sala de gestão de crises, no prédio da Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública, ao lado da sede da pasta.

[Relacionadas]

Câmara permanente de ensino para a segurança pública

“A câmara técnica tem caráter permanente e estabelece ambiente propício para discussões constantes com o objetivo de integrar a capacitação dos servidores da área”, afirmou o subsecretário de Ensino e Valorização Profissional da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Ronaldo Wanderlam, presidente da recém-criada câmara. “A nossa função será consultiva e propositiva de políticas na área de ensino destinadas aos servidores das forças de segurança pública. Qualquer capacitação deverá ser para todos.”

Além de Wanderlam, integram a Câmara Técnica Integrada de Ensino da Segurança Pública o chefe do departamento de Educação e Cultura da Polícia Militar, coronel Fábio Sousa Lima, o diretor da Academia de Polícia Civil, Gilberto Maranhão, o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio César Dantas, e a gerente de Gestão de Pessoas do Detran-DF, Dorvalina Lemos do Prado. Outros servidores poderão ser convidados para as reuniões do colegiado.

Edição: Paula Oliveira