22/06/2016 às 20:36, atualizado em 06/12/2016 às 20:13

Governador acompanha desempenho de projetos da área de segurança pública

Durante encontro no Palácio do Buriti nesta quarta-feira (22), gestores do setor examinaram 54 iniciativas

Por Fernando Martins, da Agência Brasília

O nome da diretora-executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) é Vera Lúcia Santana Araújo — e não Francisca Aires, como informado anteriormente.

Em reunião no Palácio do Buriti nesta quarta-feira (22), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recomendou que seja intensificada a integração de ações entre os órgãos ligados a segurança pública. Foram examinados 54 projetos da área em andamento.

Reunião do governador Rollemberg com gestores da segurança pública ocorreu nesta quarta-feira (22), no Palácio do Buriti.

Reunião do governador Rollemberg com gestores da segurança pública ocorreu nesta quarta-feira (22), no Palácio do Buriti. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, informou a Rollemberg o atual estágio do futuro Centro Integrado de Inteligência, que terá como foco o combate ao tráfico de armas, de drogas e de pessoas. “Brasília vai capitanear esse consórcio”, afirmou a secretária Márcia.

O uso de mão de obra disponível na Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) também esteve na pauta do encontro. O governador determinou levantar o potencial de utilização desses recursos humanos, considerado por ele “relevante processo de reintegração social”. Segundo a diretora-executiva da Funap, Vera Lúcia Santana Araújo, estão empregados 1,2 mil trabalhadores cadastrados na fundação.

[Numeralha titulo_grande=”10.812″ texto=”Quantidade de conflitos solucionados pela Polícia Militar em ações de conciliação”]

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, relatou a melhoria do policiamento comunitário, que promove ações de conciliação. Em quatro meses, 10.812 conflitos foram solucionados por meio de diálogo. “Uma notável transformação da polícia”, resumiu o coronel Nunes. Em busca de maior eficiência e aprimoramento de seu pessoal, a corporação tem 350 militares em cursos de capacitação profissional a distância por meio de plataforma desenvolvida pela própria Polícia Militar.

Foi abordado ainda na reunião o monitoramento, por câmeras, de diversas áreas de Brasília, que deverá adotar um centro integrado com equipamentos já existentes do Departamento de Trânsito (Detran) e da Polícia Civil. Os sistemas têm aparelhos inteligentes, que identificam devedores de IPVA, veículos roubados e outras demandas de órgãos de fiscalização e controle.

Também participaram do encontro o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba de Castro, e do Detran, Jayme Amorim de Sousa; e o diretor-presidente interino da Novacap, Júlio Menegotto.

[Relacionadas]

Edição: Raquel Flores