23/06/2016 às 18:54, atualizado em 10/08/2017 às 16:17

Alunos do Centro Interescolar de Línguas nº 1 conhecem a Embaixada da França

Estudantes de francês tiveram a oportunidade de aprender sobre a cultura e a história do país europeu. Visita é parte do projeto Embaixadas de Portas Abertas, do governo local

Por Thiago Marcolini, da Agência Brasília

Vinte estudantes de francês do Centro Interescolar de Línguas nº 1, no Centro Educacional Elefante Branco (907/908 Sul), conheceram a Embaixada da França nesta quinta-feira (23). Acompanhados de uma professora e de uma diretora, os alunos foram recebidos pelo conselheiro de Imprensa e de Comunicação da embaixada, Thibaut Lespagnol, e puderam aprender sobre a cultura, a culinária e a história francesas.

Essa foi mais uma edição do projeto Embaixadas de Portas Abertas, do governo de Brasília. A visita começou às 14h30 e durou cerca de duas horas. A primeira atividade foi uma palestra, ministrada em português e francês, sobre curiosidades da França e os primeiros franceses a chegar ao Brasil.

Os estudante do CIL nº1 visitaram a embaixada da França nesta quinta-feira (23).

Durante a visita à Embaixada da França nesta quinta-feira (23), os participantes ganharam um passaporte mirim com o carimbo simbólico do visto francês. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A idealizadora do projeto e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, destacou que a iniciativa reforça o elo entre Brasília e a embaixada francesa. “Trata-se de uma oportunidade de fazer das embaixadas espaços de aprendizagem. Foi a primeira vez do Centro Interescolar de Línguas, é importante [para os alunos] o contato com nativos.”

O estudante Luís Felipe Galvão, de 19 anos, acredita que atividades fora da sala de aula são essenciais para a aprendizagem de um novo idioma. “Quando você sai dos livros e vivencia a cultura de outro país, o ensino se torna mais dinâmico.” Já para a aluna Vinielle Alves, de 20 anos, a visita ajudou a medir o nível de fluência no francês. “A gente percebe o quanto sabe ou não sabe.”

Culinária francesa e passaporte mirim

Durante a visita à residência oficial do embaixador da França, foram oferecidos lanches típicos franceses, como baguete com geleia de frutas, crepe e pão de chocolate, e os visitantes ganharam um passaporte mirim com o carimbo simbólico do visto francês. Márcia Rollemberg ainda presenteou a embaixada e o centro interescolar com o livro Brasília, A Cidade que InventeiRelatório do Plano Piloto de Brasília, editado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em parceria com a Secretaria de Cultura do DF. Um ônibus da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) fez o transporte de ida e volta dos estudantes.

“É um projeto de extrema importância para que os alunos tenham contato com outras culturas e se sintam estimulados a aprender”, destacou o secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho, que acompanhou os estudantes nesta quinta-feira (23). Também participou o chefe da Assessoria Internacional, Oskar Klingl.

[Relacionadas]

O que é o projeto Embaixadas de Portas Abertas

O projeto funciona graças a uma parceria das Secretarias de Educação e de Cultura com a Assessoria Internacional do governo do DF. Desde o início de 2015, estudantes da rede pública de ensino são selecionados para conhecer a sede de algum país em Brasília. A próxima embaixada a participar é a da Colômbia, entre junho e julho.

Já foram visitadas as embaixadas de Angola, da Argentina, da Áustria, do Azerbaijão, de Belarus, da Bulgária, de El Salvador, da Geórgia, da Hungria, da República Dominicana e de Singapura.

Edição: Marina Mercante