23/06/2016 às 16:14, atualizado em 13/12/2016 às 14:54

Projeto Embaixadores do Turismo reunirá voluntários para a Olimpíada em Brasília

Serão selecionados 292 candidatos para recepcionar turistas, fazer pesquisas e dar orientações sobre meios de transporte e coleta seletiva

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Voluntários que quiserem participar dos preparativos para receber turistas na capital durante a Olimpíada 2016 poderão se candidatar por meio do Embaixadores do Turismo. O projeto integra o Portal do Voluntariado — plataforma on-line que conecta perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha sediará dez partidas de futebol masculino e feminino do torneio mundial, de 4 a 13 de agosto.

A estimativa da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer é que sejam entrevistados 340 voluntários e selecionados 292 — os outros 48 ficarão em um cadastro reserva. Com o fim dos jogos, os serviços serão encerrados, mas os inscritos permanecerão no banco de dados e poderão ser chamados para futuros eventos internacionais.

Como se candidatar para ser voluntário na Olimpíada

Quem quiser participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Brasília pode se candidatar por meio do Portal do Voluntariado. Além do Embaixadores do Turismo, há a opção do Voluntários Olimpíadas Rio 2016 — Mobilidade e Coleta Seletiva, para atividades em parceria com a Secretaria de Mobilidade e com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

A lista com os nomes dos selecionados será divulgada em 15 de julho. A Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer também entrará em contato com os candidatos pelos dados informados na ficha de cadastramento.

A carga horária de trabalho é de 6 horas diárias, nos períodos matutino ou vespertino. O projeto divide-se em quatro eixos: receptivo (26 voluntários), pesquisadores (18), mobilidade (120) e coleta seletiva (128).

Receptivo, pesquisas, meios de transporte e coleta seletiva

De 18 de julho a 14 de agosto, os voluntários que ficarem no receptivo serão responsáveis por receber e dar assistência aos visitantes nos Centros de Atendimento ao Turista, em cinco postos fixos: Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Mezanino da Torre de TV, Setor Hoteleiro Norte e Setor Hoteleiro Sul. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios, também haverá um carro com pessoas que darão esse tipo de apoio.

O grupo dos pesquisadores fará estudos sobre o perfil dos turistas e colherá retornos do nível de satisfação. Serão aplicados 3 mil formulários com questões desenvolvidas por técnicos da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer. “Com as pesquisas, vamos saber de onde os turistas vieram, se eram mais brasileiros ou estrangeiros, por exemplo. Assim, poderemos mapear a origem do dinheiro que virá para a capital”, afirma a subsecretária de Produtos e Políticas de Turismo da pasta, Caetana Franarin. As pesquisas serão feitas de 2 a 14 de agosto.

O voluntariado da mobilidade se espalhará por diversos pontos de Brasília para instruir os turistas sobre linhas de ônibus e localização de pontos de táxis. A organização dessa parte do projeto tem a parceria da Secretaria de Mobilidade.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também será parceiro da Secretaria do Esporte. Servidores da autarquia vão orientar os voluntários do eixo coleta seletiva a ensinar aos torcedores dos jogos o destino correto do lixo. Em cada partida no Mané Garrincha, haverá 64 voluntários — 50 no estádio e 14 na área externa. Os materiais descartados seguirão para cooperativas de catadores de materiais recicláveis para se transformar em fonte de renda.

Os eixos da mobilidade e da coleta seletiva ocorrerão nos mesmos dias das disputas de futebol — de 4 a 13 de agosto. Os voluntários dos eixos receptivo e pesquisadores passarão por treinamento de uma semana — de 20 a 27 de julho.

Quando será a Olimpíada Rio 2016

Os jogos olímpicos começam no Rio de Janeiro em 3 de agosto, com partidas de futebol feminino, e vão até o dia 21. Em Brasília, a primeira das dez disputas da seleção masculina de futebol no Mané Garrincha será contra a África do Sul, em 4 de agosto.

[Relacionadas]

Edição: Raquel Flores