24/06/2016 às 13:04, atualizado em 09/08/2016 às 11:40

Comunidade de Ceilândia ganha serviço para recolher utensílios velhos

Os moradores podem ligar para o telefone (61) 3372-9858 e agendar o recolhimento de móveis e aparelhos eletrônicos. O serviço é gratuito e já está em funcionamento

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional de Ceilândia

Para diminuir a quantidade de lixo deixado em áreas públicas de Ceilândia, a administração regional lançou o Disk Cei Limpeza. Por meio do número (61) 3372-9858, os moradores podem agendar o recolhimento. Os utensílios descartados, como móveis velhos, aparelhos eletrônicos e sofás, devem ser colocados fora da residência conforme horário e dia agendados.

Quais são os materiais que o Disk Cei não vai recolher?

Entulhos, como restos de obras, madeiras e ferros, não serão recolhidos. Nesses casos, a orientação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) é que a população contrate uma empresa para levar o resíduo ao aterro controlado do Jóquei, na Estrutural.

Segundo o administrador regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, a expectativa é que, com o serviço, as pessoas deixem de fazer o descarte irregular de lixo em terrenos públicos. “Temos feito um trabalho intenso para deixar a cidade limpa. E, muitas vezes, limpamos os espaços em um dia e, no outro, já está sujo. Mesmo em locais revitalizados, com a construção de jardins, por exemplo, as pessoas continuam jogando lixo”, explica o administrador.

Como denunciar quem está fazendo descarte irregular

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) aplica multas em caso de flagrante de despejo de lixo em local irregular ou quando é possível identificar o infrator. O valor das multas varia entre R$ 74 e R$ 185 mil, dependendo do local, da quantidade e do tipo de resíduo descartado.

O cidadão que flagrar um despejo irregular deve fotografá-lo ou filmá-lo, anotando sempre algum número de placa do carro ou telefone da empresa, para que a Agefis possa identificar o infrator. As denúncias podem ser efetuadas pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria-Geral do DF. O sigilo do denunciante é garantido.

O Disk Cei Limpeza está fazendo as coletas desde a semana passada. O serviço estava previsto para começar a funcionar em agosto de 2015, mas, por razões operacionais com os caminhões contratados, o serviço teve o início adiado.

Disk Cei Limpeza
Telefone: (61) 3372-9858
Horário: de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas