24/06/2016 às 12:13, atualizado em 28/06/2016 às 16:43

Integrantes do Conselho Mundial da Água se reúnem em Brasília

Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura do encontro, que vai até sábado (25)

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Teve início nesta sexta-feira (24) a 59ª reunião de governadores do Conselho Mundial da Água. O encontro vai até sábado (25) e um dos temas em debate é o Oitavo Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março de 2018.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura da reunião, no Complexo Brasil 21.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura da reunião, no Complexo Brasil 21. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura da reunião, no Complexo Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul, e reforçou o compromisso do governo local para o sucesso do Fórum. “Pretendemos avançar muito no que se refere ao uso adequado, sustentável e múltiplo das águas, a partir de todos os debates que já estão sendo realizados em função da realização do Oitavo Fórum Mundial da Água no Brasil”, disse Rollemberg, que é um dos presidentes do encontro de 2018.

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF), Paulo Salles, também esteve na reunião e destacou a relevância do grupo. “O Conselho Mundial da Água é uma instituição importante, na medida em que busca influenciar as políticas públicas nacionais e, em nível mundial, colocar a água em destaque.”

[Relacionadas]

Brasília vai sediar Oitavo Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o encontro foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Em Brasília, ocorrerá de 18 a 23 de março de 2018. A capital será o primeiro lugar no Hemisfério Sul a receber o fórum. Neste domingo (26), autoridades locais e nacionais participam de um evento social para o lançamento oficial do Oitavo Fórum Mundial da Água.

Na segunda (27) e terça-feira (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ocorrerá o Kick-off Meeting, reunião cuja proposta é coletar ideias inovadoras na área dos recursos hídricos para fomentar a agenda do fórum, que terá o tema Compartilhando Água.

Durante dois dias, cerca de 500 participantes discutirão, em sessões plenárias e em reuniões específicas, as propostas apresentadas pela comissão organizadora. No fim do evento, as opiniões serão avaliadas pelo grupo, que elaborará uma programação prévia do  fórum.

Na segunda-feira (27), o Kick-off Meeting vai das 9 às 20 horas e, na terça-feira (28), das 9 às 17 horas. A programação completa dos dois dias pode ser acessada no site do Oitavo Fórum Mundial da Água.

Kick-off Meeting do Oitavo Fórum Mundial da Água

27 de junho (segunda-feira)

Das 9 às 20 horas

28 de junho (terça-feira)

Das 9 às 17 horas

No Centro de Convenções Ulysses Guimaraes (Eixo Monumental)

Fechado para inscritos

Mais informações em www.worldwaterforum8.org

Edição: Gisela Sekeff