01/07/2016 às 17:38, atualizado em 25/04/2018 às 15:39

2 mil motociclistas são esperados para encontro do BPChoque neste sábado (2)

Entre as atrações, haverá oficinas de pilotagem de motos e simulações de ação dos policiais militares durante ocorrências. Programação vai das 10 às 18 horas, no Setor Policial Sul, com entrada gratuita

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Neste sábado (2), a Polícia Militar do Distrito Federal promove o 1º Encontro Motociclístico do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque). Das 10 às 18 horas, são esperados 2 mil participantes no pátio da corporação (Setor Policial Sul). Com programação diversificada, o objetivo é estreitar ainda mais os laços da PM com a comunidade.

“É uma oportunidade para o cidadão saber como é o nosso cotidiano e entender como se desenvolve o nosso trabalho para garantir o bem-estar social e a segurança pública”, enfatiza o sargento Francisco Cipriano Vieira, do Grupo Tático em Ações Motociclísticas, responsável pela organização. A entrada é gratuita, mas pede-se que seja levado 1 quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada a alguma instituição de caridade de Brasília.

Shows de rock, evoluções com motocicletas, passeios e food trucks

Bem ao estilo dos aficionados pela vida em duas rodas, três bandas de rock darão o tom da festa. Paralelamente aos shows, estão programadas oficinas de instrução de pilotagem, evoluções com motocicletas, passeios e simulações de ação do batalhão durante ocorrências policiais. Para facilitar a alimentação, haverá food trucks estacionados dentro e fora do pátio.

Segundo o sargento Cipriano, mais de 300 motoclubes confirmaram presença, até mesmo de outros países da América do Sul. “Muitos continuarão no Distrito Federal para o Brasília Capital Moto Week”, prevê. No encontro mencionado por Cipriano, que ocorrerá de 22 a 31 de julho, na Granja do Torto, o Grupo Tático em Ações Motociclísticas terá um estande onde serão expostos equipamentos, armas e outros materiais usados no dia a dia dos policiais do BPChoque.

Referência nacional em treinamento de policiais militares que usam motos

Agentes de segurança pública de vários estados brasileiros e de outros países sul-americanos constantemente participam de cursos ministrados pelos policiais do grupo motociclístico do Batalhão de Policiamento de Choque. O sargento Cipriano conta que, desde 2008, instituições nacionais e de outros países da América do Sul – como Argentina e Chile – já buscaram vagas para aprender o estilo de pilotagem e de atuação dos policiais brasilienses do BPChoque. A próxima formação de turma está prevista para setembro, quando a quantidade de vagas e mais informações serão divulgadas pela corporação.

 

1º Encontro Motociclístico do Batalhão de Policiamento de Choque

Em 2 de julho (sábado)

Das 10 às 18 horas

Entrada gratuita

Pede-se a doação de 1 quilo alimento não perecível (opcional)

Pátio do BPChoque (Setor de Áreas Isoladas Sul – Quadra 3 – Área Especial 5 – Setor Policial Sul)

Edição: Raquel Flores