05/07/2016 às 16:27, atualizado em 05/07/2016 às 16:40

Instituições bancárias passam por fiscalização do Procon-DF

Durante dois dias, servidores vão verificar o cumprimento da Lei da Fila e a segurança nas cabines

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Nesta quarta (6) e na quinta-feira (7), servidores do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) percorrerão 30 agências bancárias para fiscalizar o cumprimento da Lei Distrital nº 2.547, de 12 de maio de 2000, mais conhecida como Lei da Fila. O órgão quer saber se estão sendo respeitados os prazos máximos de 20 minutos de espera — em dias normais — e 30 minutos — em dias de pagamento de pessoal, de vencimento de contas e em vésperas ou após feriados prolongados.

Durante a ronda, que leva o nome de operação Ganhando Tempo, os técnicos do Procon também vão checar se os clientes têm privacidade ao digitar suas senhas nas cabines de segurança.

De acordo com a diretora do Procon-DF, Ivone Oliveira, o objetivo é garantir segurança e transparência. “Recebemos reclamações pelo número 151 e damos o retorno aos clientes”, destacou.

Os principais alvos da vistoria do Procon-DF nestes dois dias serão aqueles considerados grandes fontes pagadoras de salários, como Banco de Brasília, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Se constatadas irregularidades, o instituto de fiscalização pode notificar e multar a instituição bancária.

[Relacionadas]

Edição: Marina Mercante