07/07/2016 às 09:00, atualizado em 27/01/2017 às 16:25

Itapoã comemora 11 anos com três dias de festa

De sexta-feira (8) a domingo (10), haverá serviços para a população, eventos culturais e lúdicos, cavalgada e corte de bolo, entre outras atividades

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Cerca de 7 mil pessoas são esperadas em cada um dos três dias de celebrações do 11º aniversário do Itapoã. Com foco na prestação de serviços, a programação começará sempre de manhã e ocorrerá basicamente às margens da DF-250, na altura da Quadra 2, em direção aos condomínios da região.

Aniversario_do_Itapoa_11anos_AgenciaBrasiliaNa sexta-feira (8), das 9 às 15 horas, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos levará ao local o Ônibus da Mulher. No veículo, são oferecidos, gratuitamente, atendimento psicológica e assistência social. Haverá ainda um debate sobre a Lei Maria da Penha.

Também no primeiro dia, será lançado o projeto A Administração vai até Você. “Nosso objetivo é descentralizar a prestação de serviço, para ouvir a comunidade e tentar dar retorno imediato”, explica o administrador regional do Itapoã, Alessander Carregari Capalbo. Após o lançamento, a cada 15 dias, a ouvidoria e os departamentos de protocolo e licenciamento da administração regional e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estarão em uma quadra da localidade.

De sexta-feira (8) a domingo (10), em parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), a administração levará a Carreta da Informática, com acesso à internet e emissão de documentos. Outros serviços previstos são odontológicos, como prevenção de cáries e aplicação de flúor.

Nos três dias, haverá uma oficina de bicicletas, na qual os participantes aprenderão a fazer pequenos consertos orientados pelos profissionais do Sistema Fibra.

A programação inclui shows, brincadeiras infantis e exposição fotográfica sobre a história de Itapoã. No domingo (10), um bolo de 11 metros será cortado e oferecido aos participantes da festa.

O corte do bolo está previsto para as 13 horas, quando a cavalgada Tropeiros da Amizade deve chegar à DF-250. Cerca de 150 cavaleiros e amazonas já confirmaram presença. Eles partirão às 8 horas da Rota do Cavalo, na DF-440, próximo à Mercearia LG. Ainda está prevista uma homenagem aos primeiros moradores do Itapoã.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 7 mil ” texto=”Investimento da Administração Regional do Itapoã para pagar aluguel de palco e estrutura de som”]

De acordo com o administrador Alessander Capalbo, para o aniversário, foram investidos aproximadamente R$ 7 mil em aluguel de palco e estrutura de som, com recursos próprios da administração. “A maior parte da programação e dos materiais usados são fruto de parcerias e doações do empresariado local”, informa.

População do Itapoã é de quase 70 mil habitantes

A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) divulgada em abril deste ano mostrou que o Itapoã tem população urbana estimada em 68.587 habitantes, distribuídos em 17.936 domicílios.

Localizada entre Paranoá e Sobradinho, a região surgiu no fim da década de 1990, mas, em julho de 2001, famílias das regiões vizinhas e de outras unidades da Federação começaram a povoar a área. A expectativa de regularização estimulou o crescimento do local. Em 6 de novembro de 2012, a Secretaria de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento fez a doação do terreno para o governo de Brasília. Em 2003, foi criada a subadministração vinculada ao Paranoá até que, em novembro de 2004, a Câmara Legislativa aprovou, em primeiro turno, a criação da região administrativa, oficializada em 3 de janeiro de 2005.

Edição: Marina Mercante