13/07/2016 às 20:32, atualizado em 08/12/2016 às 17:31

Mais cercas são removidas durante desobstrução da orla do Paranoá

Nesta quarta-feira (13), terceiro dia de retomada, operação à beira do Lago Sul continua em lote da QL 14 com áreas verdes que não podem ser desmatadas

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Retomada na segunda (11), a desobstrução da orla do Lago Paranoá prosseguiu nesta quarta-feira (13) no Lote 14 do Conjunto 1 da QL 14 do Lago Sul. Segundo a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), foram removidos do terreno alambrados e 20 barras de sustentação de cercas.

Desocupação da orla do Lago Paranoá continuou nesta terça-feira (13).

Desocupação da orla do Lago Paranoá continuou nesta quarta-feira (13). Foto Dênio Simões/Agência Brasília

A ação foi acompanhada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e pela Polícia Militar Ambiental para garantir a preservação do meio ambiente. A área de 3 mil metros quadrados do lote tem áreas verdes que não podem ser desmatadas. A previsão é que a operação no local seja concluída nesta quinta-feira (14).

A desocupação de áreas públicas invadidas à beira do Lago Paranoá foi reiniciada após decisão da Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios em 1º de julho. A desobstrução havia sido paralisada em março pelo desembargador Antônio Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por entender que os trabalhos causaram danos ambientais.

[Relacionadas]

Também participaram da remoção hoje a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Secretaria de Gestão do Território e Habitação, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e a Subchefia da Ordem Pública e Social, da Casa Militar.

Edição: Raquel Flores