15/07/2016 às 19:22, atualizado em 25/04/2018 às 15:39

Novacap intensifica recapeamento de vias durante a seca

Desde 18 de abril, companhia investiu R$ 380 mil na recuperação do asfalto de vias na Asa Sul e no Lago Sul

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Durante o período de seca, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) intensifica operações tapa-buraco na Asa Sul e no Lago Sul. Os trabalhos começaram em 18 de abril, pela QI 1 do Lago Sul. Até o momento, a empresa pública investiu R$ 380 mil na recuperação de vias dessas regiões e usou cerca de 383 mil metros cúbicos de asfalto.

Para melhorar o asfaltamento no acesso à Granja do Torto, o Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal (DER-DF) fresou a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), a DF-003. O procedimento consiste em retirar o material asfáltico para correção de irregularidades. Feito com material e pessoal próprio, esse tipo de serviço é rotineiro para o departamento e ocorre regularmente para manter as rodovias em boas condições.

De 22 a 31 de julho, passarão nessas vias pelo menos 450 mil motociclistas, que participarão do Brasília Capital Moto Week, no Parque de Exposições da Granja do Torto. Cerca de 90 mil deles, segundo os organizadores, virão de outros países, como os vizinhos Uruguai e Argentina. O encontro é uma versão ampliada do Brasília Motocapital, que entrou para o calendário oficial do Distrito Federal com lei sancionada em 24 de abril de 2015.

[Relacionadas]

Segundo a Novacap, na época das chuvas, algumas etapas da colocação do asfalto ficam comprometidas, por isso o recapeamento é mais intenso na estiagem. Para que a recuperação do material seja mais duradoura, a técnica usada pela companhia é o requadramento, que consiste em fazer um quadrado em volta do buraco e preenchê-lo, em vez de simplesmente colocar a massa asfáltica dentro dele.

A existência de buracos nas vias pode ser informada pela população às administrações regionais ou à Novacap, por meio da Ouvidoria do governo de Brasília, telefone 162.

Edição: Raquel Flores