21/07/2016 às 16:16, atualizado em 23/03/2018 às 14:44

Simpósio sobre combate ao tráfico de pessoas tem inscrições prorrogadas

Restam 50 vagas para o encontro que ocorrerá na terça (26) e na quarta-feira (27), no auditório da Defensoria Pública da União

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

A Secretaria de Justiça e Cidadania cancelou a exposição da gift box no Aeroporto de Brasília.

Foram prorrogadas, até o primeiro dia do evento — terça-feira (26) — ou até as vagas serem preenchidas, as inscrições para o Simpósio Distrital da Rede de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Nesta quinta-feira (21), ainda havia 50 lugares disponíveis do total de 200. Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, o encontro será no auditório da Defensoria Pública da União, das 8h30 às 18 horas, em 26 e 27 de julho.

A conferência reunirá especialistas da Universidade de Brasília e de faculdades particulares do DF, que apresentarão trabalhos sobre a realidade dos temas a serem tratados. Além disso, haverá grupos de trabalho para discutir desafios e estabelecer estratégias de políticas migratórias e de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Também participarão representantes da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados, do Centro Internacional de Desenvolvimento para Políticas de Migração, do Comitê Nacional para os Refugiados e do Instituto de Migrações e Direitos Humanos.

Segundo o diretor de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante e Refugiado, da Secretaria de Justiça, Flávio Alves da Silva, as discussões servirão de base para produzir material sobre o assunto a ser entregue à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar.

Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O simpósio faz parte da 3ª Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas — de 25 a 30 de julho — e ocorre próximo a 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura será na segunda-feira (25), às 9 horas, na Rodoviária do Plano Piloto.

Em 30 de julho (sábado), a semana será encerrada com atividades promovidas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a partir das 8h30. Às 11 horas, uma caminhada fechará a programação.

Em todos os eventos da semana, panfletos serão distribuídos para informar a população sobre os métodos de aliciamento e sobre como fazer denúncias. Os números disponíveis para denunciar são o Disque 100 e o Disque 180, ambos do governo federal, e o (61) 2104-1913, da Secretaria de Justiça do DF. Desde janeiro de 2012, a pasta atendeu nove vítimas em Brasília e investigou outras 30 suspeitas.

Palácio do Buriti e sede do BRB ficarão iluminados durante a campanha Coração Azul

A 3ª Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é promovida pelo Ministério da Justiça e Cidadania. Em Brasília, a organização está sob a responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania. A data faz parte da campanha Coração Azul, criada pela ONU em março de 2009, em Viena, na Áustria. A cor foi escolhida para representar a tristeza das vítimas do tráfico. O Brasil aderiu ao movimento em maio de 2013.

Para demonstrar compromisso com a causa, a Biblioteca Nacional de Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Ministério da Justiça e Cidadania, o Palácio do Buriti e a sede do Banco de Brasília, no Setor Bancário Sul, serão iluminados com a cor azul nas noites de 25 a 30 de julho.

A semana custará cerca de R$ 40 mil, recursos que vêm da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e de parcerias com o BRB, a Fábrica Social e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), entre outras instituições.

 

Simpósio Distrital da Rede de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Em 26 e 27 de julho (terça e quarta-feiras)

Das 8h30 às 18 horas

No auditório da Defensoria Pública da União — Setor de Autarquias Norte, Quadra 5, Lote C, Centro Empresarial CNC, Bloco C, 18º andar

Inscrições até o primeiro dia do evento ou enquanto houver vagas

Acesse a ficha de inscrição e a programação do Simpósio Distrital da Rede de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Mais informações: (61) 2104-1913

Edição: Raquel Flores