29/07/2016 às 18:45, atualizado em 01/08/2016 às 09:33

Revitalização leva mais segurança e conforto à Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia

Pavimentação do estacionamento e instalação de postes de luz foram algumas das melhorias que o local recebeu desde maio

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Erianildo Leite de Lucena, de 47 anos, vende frutas e verduras na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia.

Erianildo Leite de Lucena, de 47 anos, vende frutas e verduras na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O feirante Erianildo Leite de Lucena, de 47 anos, chega diariamente à Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia para vender frutas e verduras. A nova pavimentação do estacionamento e da área interna do centro comercial facilitou a vida dele, dos outros cerca de 2 mil feirantes e dos 5 mil consumidores que passam pelo local diariamente. “Percorremos vários metros empurrando carrinhos com até 600 quilos de produtos e ter um asfalto plano facilita muito o serviço”, destaca. A intervenção se iniciou em 9 de maio.

O atacadista tem um caminhão, uma caminhonete e um carro popular usados para transportar a mercadoria. Segundo ele, a melhoria no asfalto será importante também para preservar os veículos, uma vez que os buracos e fissuras que existiam nas vias comprometiam diretamente a vida útil de pneus, rodas e amortecedores.

A revitalização do asfalto das vias internas da feira em Ceilândia foi concluída em 20 de julho. O governo de Brasília estima ter investido R$ 1.116.643,33 por meio de contratos já existentes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Trinta servidores da empresa trabalharam no recapeamento. Foram usadas 13 máquinas, como tratores e caminhões, e 3,7 mil toneladas de massa asfáltica em uma área de 37,7 mil metros quadrados.

Iluminação nova na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia

Além do alívio do peso nas costas ao carregar as mercadorias no asfalto novo e dos gastos com a manutenção dos veículos, Erianildo comemora também a revitalização da iluminação no centro comercial. “Costumo chegar aqui às 3 horas da manhã, e esses novos postes colaboram muito com a nossa segurança”, depõe.

Nova pavimentação e melhorias na iluminação pública na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia beneficia cerca de 2 mil feirantes e 5 mil consumidores que passam pelo local diariamente

Nova pavimentação e melhorias na iluminação pública na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia beneficiam cerca de 2 mil feirantes e 5 mil consumidores que passam pelo local diariamente. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Companhia Energética de Brasília (CEB) instalou 20 postes de luz ao longo da feira. A estrutura custou R$ 190 mil, vindos de emenda parlamentar. Completará o serviço a instalação das sinalizações vertical e horizontal, de responsabilidade do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Nesta sexta-feira (29), será retomada a pintura das faixas dos cinco estacionamentos. O serviço ocorrerá no período noturno para não comprometer o trabalho dos comerciantes.

A Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia fica na Área Especial da Quadra QNP 17 e funciona diariamente das 5 às 18 horas. São 392 boxes e 350 pedras (espaços de 16 metros quadrados no galpão central para comercialização). Nos 10 mil metros quadrados em que está instalada a feira, são vendidas, em média, 29 toneladas de produtos por mês, principalmente frutas e verduras.

Edição: Paula Oliveira