01/08/2016 às 21:18, atualizado em 02/08/2016 às 12:57

Exposição de imagens da construção de Brasília marca 60 anos da Novacap

Mostra de fotografias de obras da capital e de funcionários da companhia ficará no Salão Branco do Palácio do Buriti até 15 de agosto

Por Jade Abreu e Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Imagens da construção de Brasília e de pioneiros da cidade estarão expostas no Salão Branco do Palácio do Buriti até 15 de agosto. Além de fotografias de candangos (trabalhadores que vieram para construir a capital federal) e dos primeiros monumentos, a Exposição Novacap 60 anos – A História da Criação de uma Capital também apresenta obras recentes que tiveram a participação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Parte da comemoração de 60 anos da empresa pública, a mostra com 36 imagens foi inaugurada na noite desta segunda-feira (1º).

Exposição em comemoração aos 60 anos da Novacap apresenta 36 fotografias que contam a história da companhia.

Exposição comemora os 60 anos da Novacap com 36 fotografias que contam a história da companhia. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

As fotografias são históricas, como a do presidente Juscelino Kubitschek na rampa do Congresso Nacional na inauguração da cidade. Há também as que mostram encontros no marco zero da capital e funcionários comuns que trabalharam na formação de Brasília, entre eles uma mulher que dirigia um dos caminhões da companhia. Imagens de construções mais recentes, como a Ponte JK, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e a Torre de TV Digital também integram a coletânea. A exposição traz ainda um Fusca da frota da Novacap, usado pelos funcionários na década de 1980.

Os mostruários e as molduras das fotografias foram feitos pelos funcionários da Novacap, para comemorar o aniversário da empresa, que conta com 2,2 mil trabalhadores. As imagens são do Arquivo Público do Distrito Federal e da Agência Brasília.

Próximos locais da exposição sobre os 60 anos da Novacap

Do Palácio do Buriti, a mostra segue para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde ficará de 17 a 31 de agosto. De 1º a 11 de setembro, estará no Shopping Pátio Brasil.

De 13 a 30 de setembro, as obras serão encaminhadas à Novacap, e passam a fazer parte da exposição mais dois veículos da frota histórica: um Ford 8 BR, de 1956 — o primeiro modelo de trator a ser fabricado no Brasil —, que ajudou a erguer parques e jardins das superquadras do Plano Piloto, e uma vibroacabadora (máquina de fazer asfalto) alemã usada para a malha viária do Eixo Monumental e de outras faixas nas ruas de Brasília. O equipamento está na companhia desde 1956 e ainda tem condições de uso.

Depois de passar pela Novacap, as fotografias serão enviadas à Companhia Energética de Brasília (CEB), no Setor de Indústria e Abastecimento, Área de Serviços Públicos, Lote C. Ali ficarão de 1º a 14 de outubro. As datas são pré-agendadas e podem ser alteradas. Em todos os locais, a exposição é gratuita e aberta ao público.

Compareceram ao vernissage o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto; os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra; de Mobilidade, Marcos Dantas; de Cultura, Guilherme Reis; e de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; e o chefe da Assessoria Internacional, Oskar Klingl.

Lugares em Brasília construídos pela Novacap

Em 19 de setembro de 1956, a Novacap foi criada para a urbanizar a capital. Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão, Bernardo Sayão foram funcionários da companhia. A empresa pública foi responsável por construir a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Esplanada dos Ministérios, as superquadras, as W3 Norte e Sul e a Universidade de Brasília, entre outros lugares. A companhia estima que 1.346 funcionários estiveram presentes na inauguração, em 1960.

Exposição Novacap 60 anos – A História da Criação de uma Capital

Até 15 de agosto (segunda-feira)

No Salão Branco do Palácio do Buriti

Entrada gratuita

Edição: Raquel Flores