01/08/2016 às 13:31, atualizado em 02/08/2016 às 15:12

Programas de proteção a pessoas ameaçadas de morte serão discutidos em audiência pública

Conversa ocorrerá na manhã de 9 de agosto no auditório da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Ao contrário do informado anteriormente, o Programa de Proteção a Vítimas, Testemunhas e Ameaçadas já existe no DF. Além disso, o auditório da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República fica no 8º andar, e não no 10º.

O Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos promove audiência pública em 9 de agosto, às 9 horas, no auditório da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, para tratar sobre a situação dos programas de proteção a pessoas ameaçadas de morte no Distrito Federal. A intenção do conselho, vinculado administrativamente à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, é estabelecer o debate com outras unidades de governo e com a sociedade.

A audiência terá como pauta principal identificar estratégias para reforçar os convênios do Programa de Proteção a Vítimas, Testemunhas e Ameaçadas e do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no DF, ambos executados pelo Centro Popular de Formação da Juventude. “A audiência pública é uma demanda da sociedade civil. Medidas assim são importantes para garantirmos direitos”, afirma o subsecretário de Políticas para Direitos Humanos, da Secretaria do Trabalho, Coracy Chavante.

Vinculado administrativamente à Secretaria do Trabalho, o conselho funciona de forma independente. É formado por 32 conselheiros – 16 do poder público e 16 da sociedade civil – e foi criado para fiscalizar as políticas em direitos humanos do DF. Coracy Chavante é vice-presidente do conselho, comandado pelo militante dos direitos humanos Michel Platini.

Em 27 de julho, o conselho convidou a Casa Civil, a Secretaria de Justiça e Cidadania, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, a Coordenação Nacional do Programa de Proteção a Vítimas, Testemunhas e Ameaçadas, a Coordenação do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e o Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude para o debate, que inicialmente seria em 4 de agosto. Posteriormente foram convidados o Conselho Deliberativo do Programa de Proteção às Vítimas, Testemunhas e Familiares do DF; o Ministério Público do DF e Territórios; o Fórum de Entidades Gestoras e a Procuradoria-Geral da República.

Debate sobre os programas de proteção a pessoas ameaçadas de morte no DF
9 de agosto (terça-feira)
Às 9 horas
No auditório da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate, Torre A, 8º andar)
Entrada livre
Informações: (61) 3403-4951/ (61) 3403-4982

Edição: Marina Mercante