01/08/2016 às 00:11, atualizado em 06/12/2016 às 13:31

Seleção brasileira de futebol masculino chega a Brasília para Olimpíada

Time estreia no jogo contra a África do Sul, em 4 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília 

Chegaram a Brasília, na noite deste domingo (31), 17 jogadores da seleção brasileira masculina de futebol que disputarão os jogos da Olimpíada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Em busca do primeiro ouro olímpico, o time comandado pelo técnico Rogério Micale estreará nesta quinta-feira (4), às 16 horas, contra a África do Sul. A equipe nacional tem três pratas (Londres-2012, Seul-1998 e Los Angeles-1994) e dois bronzes (Pequim-2008 e Atlanta-1996) em jogos olímpicos. O goleiro Weverton, do Atlético Paranaense — substituto de Fernando Prass, cortado após ser confirmada uma lesão em seu cotovelo direito — chega a Brasília amanhã.

O capitão Neymar e a seleção chegaram a Brasília, na noite deste domingo (30), dezessete jogadores da seleção brasileira masculina de futebol que disputarão os jogos da Olimpíada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O capitão Neymar chegou a Brasília no ônibus com a seleção brasileira de futebol na noite deste domingo (31). O time vai jogar na próxima quinta-feira (4) contra a África do Sul, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O primeiro treino da equipe ocorrerá nesta segunda-feira (1°), no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (Setor Policial Sul). Um dia antes do primeiro jogo, em 3 de agosto, os atletas treinam no Estádio Bezerrão, no Gama, de acordo com programação divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol.

Antes de desembarcar na capital, os jogadores estavam em Goiânia, onde venceram o Japão por 2 a 0 no amistoso que ocorreu no sábado (30), no Estádio Serra Dourada. Depois da partida contra a África do Sul, a equipe disputará outro jogo na capital federal, três dias depois, em 7 de agosto, contra o Iraque, às 22 horas, pela segunda rodada.

Os atletas brasileiros estão hospedados no Setor Hoteleiro Norte. A organização dos jogos do Rio 2016 tinha indicado outro hotel, no Setor de Hotéis de Turismo Norte, às margens do Lago Paranoá, onde ficarão as outras seleções que disputarão em Brasília. O local foi alterado a pedido da Confederação Brasileira de Futebol.

Segurança durante os jogos da Olimpíada em Brasilia

Durante todo o trajeto, a delegação brasileira foi acompanhada por agentes de segurança que fazem parte da Operação Olimpíadas – ação integrada que começou em 24 de julho e vai até 15 de agosto.

Neste período, só o Distrito Federal empregará 4,5 mil agentes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já as Forças Armadas vão destinar 4 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Jogos de futebol olímpico no Mané Garrincha

Brasília receberá dez partidas de futebol da Olimpíada, sete do torneio masculino e três do feminino. Na quinta-feira (4), a cidade abre a competição com o jogo entre Iraque e Dinamarca, às 13 horas de 4 de agosto. No dia 7, além do duelo entre brasileiros e iraquianos, enfrentam-se às 19 horas, Dinamarca e África do Sul.

[Box-Olimpíada]

Em 10 de agosto, haverá mais duas disputas do masculino. Às 13 horas, jogam Argentina e Honduras. Às 16 horas, entram em campo Coreia do Sul e México. Em 9 de agosto, pelo torneio feminino,  Alemanha e Canadá jogam às 16 horas; no mesmo dia, às 22 horas, China e Suécia se enfrentam no gramado do Mané Garrincha.

O Mané Garrincha sediará ainda dois jogos de quartas de final, um feminino, em 12 de agosto, e um masculino, em 13 de agosto, que encerra a participação de Brasília nas Olimpíadas. A definição das equipes que estarão nessa fase dependerá dos resultados da primeira fase.

A história do futebol na Olimpíada

A primeira edição olímpica com disputa oficial de futebol foi a de Londres-1908. Em 1900 e 1904, houve torneios de exibição da modalidade. A Grã-Bretanha saiu campeã da competição em 1908, que contou com a participação de apenas seis seleções. Foi no ciclo olímpico seguinte, em Estocolmo-1912, que se adotou o costume de outras cidades, além da sede, receberem jogos da modalidade — como é o caso agora de Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo que vão sediar partidas do Rio 2016.

[Relacionadas]

Edição: Gisela Sekeff