04/08/2016 às 20:47, atualizado em 06/12/2016 às 20:05

Mané Garrincha abre torneio olímpico de futebol masculino 

Torcida encheu o estádio de Brasília em dia de rodada dupla e empates sem gols. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, não houve registro de ocorrências médicas ou policiais

Por Amanda Martimon, Saulo Araújo e Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Depois da abertura do torneio olímpico de futebol masculino no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha com o empate sem gols de Iraque e Dinamarca, foi a vez de a seleção brasileira estrear na competição contra a África do Sul com o mesmo placar. A torcida lotou o estádio durante a segunda partida, com 69.389 presentes.

A seleção brasileira estreou na competição contra a África do Sul no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha com o empate sem gols.

A seleção brasileira estreou na competição contra a África do Sul no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha com empate sem gols. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Sem a esperada vitória, o técnico Rogério Micale ponderou sobre o resultado. “Saio hoje com o sentimento de que fizemos o nosso melhor para esse jogo. Podemos evoluir, ver o que faltou e tentar corrigir.” Questionado sobre o gramado do estádio, que passou por tratamento intensivo, o treinador afirmou que não interferiu no resultado. “Ele está melhor de um lado do que do outro, mas não serve de desculpa. Se não estava nas condições perfeitas, chegou próximo”, avaliou.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assistiu ao empate da tribuna de honra do estádio. Ele destacou a euforia da torcida. “O primeiro dia da Olimpíada foi muito positivo, com uma tarde bonita, o estádio cheio e colorido. Pena que o Brasil não venceu, domingo será melhor”, disse Rollemberg. Ele estava acompanhado da secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, e do secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assistiu o jogo da tribuna de honra do estádio.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assistiu ao jogo da tribuna de honra do estádio com a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, e o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os torcedores que chegaram com antecedência ao estádio tiveram tranquilidade para estacionar e entrar no local. “Deixamos o carro no Parque da Cidade e viemos andando. Não pegamos fila, e a revista foi rigorosa. Tivemos de deixar uma sacola, mas achamos certo. Tudo para garantir nossa segurança”, contou Weudes Santos, de 23 anos, funcionário de suporte técnico em informática.

Quem optou pelos ônibus de linhas especiais, como a família da contadora Karla Torres, de 42 anos, relatou agilidade no transporte. “Minha mãe é idosa, e pudemos usar o estacionamento do Depósito do Detran [Departamento de Trânsito]. Lá, o ônibus passou em seguida.”

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros garantem segurança dentro do Mané Garrincha

Apesar da decepção com o empate, o clima foi de paz dentro do estádio. Desde as primeiras horas do dia, a Polícia Militar trabalhou para garantir a segurança dos espectadores. Antes de o dia clarear, às 5 horas, militares fizeram uma varredura minuciosa em toda a arena. A corporação distribuiu 350 praças e oficiais, que patrulharam todos os níveis do estádio.  Além disso, homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ficaram de prontidão em posições estratégias para atuar caso fosse necessário.

Desde as primeiras horas do dia a Polícia Militar trabalhou para garantir a segurança dos espectadores.

Desde as primeiras horas do dia, a Polícia Militar trabalhou para garantir a segurança dos torcedores. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Já o Corpo de Bombeiros mobilizou 193 militares na parte interna do Mané Garrincha. Eles se dividiram em quartetos e ocuparam todos os anéis do estádio. Treze viaturas da corporação ficaram posicionadas, sendo três fixas: uma de salvamento, uma de combate a incêndio e outra de atendimento hospitalar de emergência.

Apenas uma ocorrência sem gravidade foi registrada dentro do Mané Garrincha. Uma mulher passou mal e precisou ser atendida. O trânsito nas proximidades da arena foi liberado às 19h45, quase duas horas após o encerramento dos jogos.

Operação Olimpíadas não registrou ocorrências policiais ou médicas, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Constam do levantamento 365 autuações a condutores nas imediações do estádio, entre elas por estacionamento irregular. Nove veículos foram recolhidos ao depósito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

Iraque e Dinamarca empatam sem gols no Mané Garrincha

Em um Mané Garrincha ainda pouco preenchido, com pontos amarelos dispersos pela arquibancada, cerca de 150 torcedores do Iraque fizeram as honras da partida de abertura do torneio olímpico de futebol masculino, iniciada às 13 horas. Concentrados atrás do banco dos atletas, nas primeiras fileiras, o grupo apoiou a seleção iraquiana os 90 minutos do jogo contra a Dinamarca, que encerrou com empate sem gols.

Cerca de 150 torcedores do Iraque fizeram as honras da partida de abertura do torneio olímpico de futebol masculino, iniciada às 13 horas.

Cerca de 150 torcedores do Iraque fizeram as honras da partida de abertura do torneio olímpico de futebol masculino, iniciada às 13 horas. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Com palmas e gritos de guerra, a torcida contagiou os brasileiros que chegavam mais interessados na partida seguinte. Ahmad Youssef, 29 anos, comerciante e morador de São Paulo, explicou que a organização das torcidas de futebol no Iraque é muito parecida com o jeito brasileiro. “Tem sempre uma pessoa dando instruções à frente do grupo.” Esse papel foi conduzido por Mahla Kabai, que veio assistir à Olimpíada a convite da delegação iraquiana. Ele virou atração e atendeu a uma fila de torcedores do Brasil para tirar foto.

[Box-Olimpíada]

Aos poucos, o chamado espírito olímpico foi visto no estádio. Bastava uma chegada ao gol da Dinamarca, mesmo sem grande perigo, para uma manifestação em coro dos presentes. A torcida solidária, porém, vai durar pouco. No domingo (7), o Iraque será adversário da seleção brasileira. “A torcida brasileira foi muito generosa com a gente. Valorizamos esse apoio. Já no jogo contra o Brasil, o público estará a favor deles, mas será uma honra enfrentar uma das melhores seleções do mundo”, afirmou o técnico iraquiano, Hayder Najem.

Próximos jogos da Olimpíada no Mané Garrincha

No domingo (7), o grupo A volta a jogar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Dessa vez, o adversário da Dinamarca será a África do Sul, às 19 horas. A seleção brasileira entra em campo às 22 horas contra o Iraque.

Edição: Paula Oliveira