05/08/2016 às 17:06, atualizado em 05/12/2016 às 17:48

Ônibus executivos do aeroporto ganham nova identidade visual

Para diferenciá-los de outras linhas que servem o terminal, coletivos da TCB receberam adesivos com imagens de pontos turísticos de Brasília

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

A partir de segunda-feira (8), passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional de Brasília vão encontrar os ônibus executivos da Linha 113, da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), com nova identidade visual. Para diferenciá-los dos demais coletivos que servem o aeroporto, os quatro carros da empresa pública que ligam diariamente o terminal ao centro do Plano Piloto — e vice-versa — ganharam adesivos com imagens de pontos turísticos, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Congresso Nacional e o Memorial JK.

onibus_tcb_executivo_aroporto_tonywinston_agenciabrasilia

Ônibus executivos do aeroporto estão com nova identidade visual. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A pedido do diretor-presidente da TCB, Manoel Alexandre, a arte é produção própria e custou cerca de R$ 15 mil. Outra novidade é o mapa do percurso no vidro traseiro dos veículos. “A ação é parte de uma série de projetos que visam dar mais valor à linha”, explica Alexandre. Antes da mudança no exterior dos ônibus executivos, três totens informativos sobre o serviço foram colocados no aeroporto: um na área interna de desembarque e outros dois na parte externa. Além disso, uma placa indica onde está a parada da linha especial (na frente do portão de desembarque internacional).

Horários do ônibus executivo do aeroporto

A Linha 113 funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 à meia-noite. Nos sábados, domingos e feriados, as viagens encerram-se às 23 horas. As saídas do aeroporto são a cada 30 minutos, e a passagem custa R$ 10, em qualquer dia ou horário. Diariamente, um ônibus sai às 6h30 do Setor Hoteleiro Norte (SHN) — na Quadra 2, Bloco M — para o aeroporto.

Ao deixar o terminal, os coletivos passam pelo Eixo Leste Sul (eixinho próximo às Quadras 200 e 400), pela Esplanada dos Ministérios, pelo Setor Hoteleiro Norte, pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pelo Setor Hoteleiro Sul, pelo Eixo Oeste Sul (eixinho próximo às Quadras 100 e 300) e retornam para o aeroporto. O tempo médio do percurso é de uma hora e oito minutos. A partir das 19h30, eles param de passar pela Esplanada.

[Relacionadas]

Criada em abril de 2011, a linha executiva do aeroporto atende uma média de 18 mil pessoas por mês. Os ônibus têm capacidade para acomodar 42 passageiros sentados, ar-condicionado, rede sem fio para internet (Wi-Fi), acessibilidade (plataforma para entrada de cadeirantes) e motor traseiro — mais silencioso e eficiente. Quatro funcionários da TCB fluentes em inglês e espanhol acompanham os embarques no aeroporto, entregam folhetos informativos e facilitam a comunicação com turistas estrangeiros.

Acesse o mapa do trajeto da linha executiva do aeroporto.

Edição: Raquel Flores