09/08/2016 às 09:05, atualizado em 06/12/2016 às 20:15

Regiões administrativas têm novos sites

Com informações e serviços mais organizados, endereços eletrônicos também ganharam unidade

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Entraram no ar nessa segunda-feira (8) os novos sites das 31 regiões administrativas de Brasília. Com novo leiaute, eles têm serviços e notícias mais organizados e navegação simplificada. Outra grande mudança é a unidade estabelecida nos 31 endereços, que agora levam o nome da região administrativa seguido de df.gov.br. Antes, eles tinham endereços eletrônicos diferentes e excesso de guias, o que dificultava o acesso a determinadas informações.

Além de dar a opção para que cada lugar liste serviços básicos como saúde, educação, segurança e assistência social, com endereço e telefone, os sites priorizam a identidade das regiões administrativas. Ao entrar na página, o internauta logo verá uma foto daquela localidade no alto da página. “Queremos que o morador se sinta representado e que as pessoas saibam que estão no site daquela determinada região”, resume a subchefe de Interação Social, da Comunicação Institucional e Interação Social, da Governadoria, Adriana Caitano.

[Olho texto=”“Queremos que o morador se sinta representado e que as pessoas saibam que estão no site daquela determinada região.” ” assinatura=”Adriana Caitano, subchefe de Interação Social, da Comunicação Institucional e Interação Social, da Governadoria” esquerda_direita_centro=””]

A arquitetura, o leiaute e a criação do projeto para as novas páginas ficaram a cargo da equipe de Adriana; a programação e o desenvolvimento, da Coordenação de Tecnologia da Informação da Casa Civil; e a alimentação de conteúdo será responsabilidade da própria administração. Os novos portais não tiveram custo extra para o governo.

Os sites têm a mesma identidade visual do portal do governo de Brasília, lançado em 23 de fevereiro. Também arquitetado pela equipe de Comunicação Institucional e Interação Social, o site do Executivo local começou a ser desenvolvido em agosto de 2015. O processo envolveu uma série de perguntas aos cidadãos sobre o que eles queriam ver na página, que também serviram de base para a construção dos endereços das administrações regionais.

Outra etapa para o atual projeto foram conversas com os responsáveis pelo provimento de conteúdo dos sites em cada administração regional. Eles puderam opinar e destacar os ícones mais acessados em cada localidade e receberam capacitação e um guia sobre como lidar com a ferramenta. Com a mudança da plataforma, ficará mais fácil e rápido publicar informações e notícias sobre a região.

Áreas comuns em todos os portais das regiões administrativas

Apesar de os sites respeitarem as necessidades de cada região, algumas características serão unanimidade em todos os 31 endereços. Além da foto no alto da página inicial (que será de cada local), assim que entrar no site, o usuário terá acesso às abas Sobre a RA [Região Administrativa], Serviços, Notícias e Onde Encontrar. Mais abaixo, virão as notícias locais e, descendo, um espaço com link para a ouvidoria e uma área para busca do Diário Oficial do Distrito Federal.

Os novos portais também terão disponíveis a Carta de Serviços ao Cidadão, instituída pelo Decreto nº 36.419, de 25 de março de 2015. Os textos entregues à Ouvidoria-Geral do Distrito Federal são uma espécie de cardápio de tudo o que é oferecido nos órgãos, nas entidades, nas autarquias e nas empresas públicas.

No fim da página, como no portal do governo de Brasília, haverá uma área específica convidando o leitor para conhecer a região. Ali será encontrado um resumo da história local.

Sites das secretarias de Estado

A equipe de Comunicação Institucional e Interação Social trabalha ainda na construção de todos os sites das secretarias de Estado. O modelo seguirá a identidade visual do portal do governo de Brasília, com os ajustes de acordo com a função de cada uma delas. Quando todas as páginas estiverem adaptadas ao novo formato, a busca de informações será integrada. Ou seja, os resultados aparecerão em todos os sites desenvolvidos.

Edição: Raquel Flores