10/08/2016 às 21:15, atualizado em 06/12/2016 às 13:30

Honduras e Coreia do Sul avançam na Olimpíada após jogos no Mané Garrincha

Pelos resultados, Argentina e México se despedem da competição. Não foram registradas ocorrências graves no perímetro de segurança do estádio

Por Amanda Martimon e Saulo Araújo, da Agência Brasília

A rodada dupla de jogos de futebol no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi de confrontos diretos pela classificação nesta quarta-feira (10). Com os resultados, avançam para as quartas de final as seleções masculinas de Honduras e Coreia do Sul. Já a Argentina e o México se despedem do torneio. A Operação Olimpíadas não registrou ocorrências graves nas duas partidas.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, a Polícia Civil registrou furto de veículo e apreensão de produto pirata. O Corpo de Bombeiros anotou seis ocorrências. Uma criança, que havia se perdido, foi encontrada antes de o jogo terminar. Duas pessoas desmaiaram e foram atendidas no local. Outras duas, com pressão alta, foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte. A corporação atendeu também uma criança de 2 anos, que foi liberada em seguida.

A Polícia Militar não registrou ocorrências no perímetro de segurança. O público ao fim dos dois confrontos foi de 19.332 torcedores.

[Box-Olimpíada]

Alterações no trânsito perto do Mané Garrincha

O trânsito fluiu melhor em relação aos outros dias de jogos na capital. Os bloqueios nas vias em torno do Mané Garrincha e nos estacionamentos do próprio estádio, da Funarte, do Planetário de Brasília, da Feira da Torre de TV e do Complexo do Palácio do Buriti foram desfeitos por volta das 19 horas. As interdições serão retomadas à 0h01 de sexta-feira (12).

Às 9 horas de sexta, a N1 (Eixo Monumental, sentido Rodoviária do Plano Piloto-antiga Rodoferroviária) será novamente bloqueada por causa do jogo das 13 horas. A previsão é liberar a via duas horas após o fim da partida.

Coreia do Sul x México

A Coréia do Sul venceu o México por 1 x 0 , eliminando o atual campeão olímpico.

A Coreia do Sul venceu o México por 1 x 0 , eliminando o atual campeão olímpico. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Atual campeão olímpico, o México foi eliminado ao perder por 1 x 0 para a Coreia do Sul. Os asiáticos — bronze em Londres-2012 — partem para Belo Horizonte, onde jogarão as quartas de final no sábado (13), às 19 horas, contra Honduras. No mesmo dia, às 13 horas, enfrentam-se Portugal e Alemanha no Mané Garrincha.

Funcionários da embaixada sul-coreana no Brasil compareceram em peso ao jogo. Younjung Kim, de 28 anos, que trabalha em Brasília desde o ano passado, comemorou a oportunidade de ver a equipe no Mané Garrincha: “Já fui aos dois primeiros jogos, em Salvador, e quero continuar com a seleção”.

Já o mexicano Caramelo Chávez, de 53 anos, que sempre acompanha a seleção de futebol, não teve a mesma sorte. “Eu vim ao Brasil para segui-los na Copa do Mundo e na Copa das Confederações”, contou. Ele já está na terceira Olimpíada e sabia da dificuldade que encontraria em Brasília: “A Coreia é uma equipe forte, pode ser cotada entre as favoritas. Aqui tínhamos de ganhar ou ganhar”, resignou-se ao fim dos 90 minutos.

Argentina x Honduras

Duas vezes campeã olímpica, a Argentina precisava vencer para seguir na competição, mas empatou em 1 x 1 com Honduras e acabou na terceira posição do Grupo D. Com o calor da seca brasiliense, houve uma parada técnica aos 30 minutos dos dois tempos da partida das 13 horas.

Anthony Lozano, atacante de Honduras, marcou aos 30 minutos do segundo tempo contra os argentinos.

Anthony Lozano, atacante de Honduras, marcou aos 30 minutos do segundo tempo contra os argentinos. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Embora fossem poucos no estádio, os hondurenhos contaram com a torcida brasileira, que vaiou as investidas da equipe argentina durante o jogo. Os amigos Aldo Calderón, de 20 anos, e Walter Maradiaga, 28, emocionaram-se durante a execução do hino do país e foram aplaudidos por quem estava perto. “É muito difícil conquistar uma medalha, para mim o mais importante é poder participar disso tudo”, disse Calderón.

Maradiaga já morou no Brasil e não se surpreendeu com o apoio dos brasileiros. “Vi que a rivalidade com a Argentina é muito forte e sabia que seríamos apoiados. Bom para os nossos jogadores, que certamente sentem esse apoio”, analisou.

O Mané Garrincha também recebeu muitos torcedores da Argentina. O servidor público Ruither Sanfilipo, de 57 anos, é brasileiro, mas estava com a camisa do país vizinho. Ele é neto de José Sanfilipo — quinto maior artilheiro da história da primeira divisão argentina e autor de 21 gols pela seleção —, que atuou entre as décadas de 1950 e 1970.

[Relacionadas]

“A origem me leva a torcer pela Argentina, embora o coração tenha lugar para o Brasil também”, disse Sanfilipo, que estava acompanhado da família, que se dividiu entre vestir o azul-celeste e o verde-amarelo do Brasil.

Técnico de Honduras agradece à torcida

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico argentino, Julio Olarticoechea, lamentou a desclassificação precoce. “Jogamos bem o primeiro tempo, mas a bola não entrou. Depois perdemos a tranquilidade, mas vale ressaltar que enfrentamos bons rivais.”

Já o técnico de Honduras, Jorge Luis Pinto, destacou a calorosa torcida de Brasília: “Muito obrigado ao povo do Brasil e de Brasília que nos apoiou. Sabíamos que sentiríamos esse calor. Vamos para Belo Horizonte muito agradecidos”.

Edição: Marina Mercante