12/08/2016 às 10:01, atualizado em 13/12/2016 às 15:02

Hemocentro precisa de doadores de sangue tipo O

Fundação informa que os outros tipos também são bem-vindos. Alguns requisitos são pesar mais de 50 quilos e ter pelo menos 16 anos de idade

Por Da Agência Brasília, com informações da Fundação Hemocentro de Brasília

A Fundação Hemocentro de Brasília está com baixo estoque dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Por isso, a instituição convida a população a doar sangue.

A Fundação Hemocentro de Brasília está com baixo estoque dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Por isso, a instituição convida a população a doar sangue.

A Fundação Hemocentro de Brasília está com baixo estoque dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília-13.1.2016

Para isso, entre outros requisitos, é preciso estar em bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter 16 anos ou mais; apresentar um documento de identificação oficial com foto; ter se alimentado normalmente (cortando apenas alimentos gordurosos como leite integral e frituras), não ingerir bebida alcoólica e não praticar atividade física nas 12 horas antes da doação e evitar fumar duas horas antes.

A fundação ressalta que todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas os negativos (A-; B-; AB-; O-) são mais raros — especialmente os doadores do tipo O negativo, considerados universais.

O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, e fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3.

Doação de sangue no Hemocentro de Brasília

De segunda a sábado

Das 7 às 18 horas

No Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3

Informações: telefone 160 (opção 2) e www.fhb.df.gov.br

Edição: Marina Mercante