13/08/2016 às 17:59, atualizado em 15/08/2016 às 17:40

Escola Classe Varjão é revitalizada

Governador Rodrigo Rollemberg esteve no local neste sábado (13), quando os serviços de reparo foram concluídos

Por Vinícius Brandão e Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

Ao contrário do que foi informado na versão anterior da matéria, não houve doação de material por parte da administração. Tudo foi comprado pelo Pdaf e pela Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro ou doado por comerciantes locais. Além disso, as sobras de material serão usadas em outras escolas.

Funcionários das Administrações Regionais do Lago Norte e do Varjão e voluntários cidadãos e das Forças Armadas terminaram neste sábado (13) a revitalização da Escola Classe Varjão.

Funcionários das Administrações Regionais do Lago Norte e do Varjão e voluntários cidadãos e das Forças Armadas terminaram neste sábado (13) a revitalização da Escola Classe Varjão. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Funcionários das Administrações Regionais do Lago Norte e do Varjão e voluntários cidadãos e das Forças Armadas terminaram neste sábado (13) a revitalização da Escola Classe Varjão (Quadra 7, Conjunto D, Lote 2), iniciada em 30 de julho. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no local para conferir o resultado. As melhorias beneficiam os 1,1 mil alunos e os 115 funcionários da escola.

Desde o início das obras, houve mutirão em todos os fins de semana. Os banheiros foram refeitos; os entulhos, removidos; e os jardins, capinados para receber mudas doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Além disso, os blocos, as grades e os muros foram pintados.

Rollemberg elogiou a colaboração dos voluntários. “Agradeço pelo esforço de embelezar o colégio. Fico feliz quando a comunidade se apropria dessa forma de um espaço que é dela.”

A decisão de revitalizar o colégio foi tomada após uma visita de rotina do secretário de Educação, Júlio Gregório Filho. A Administração Regional do Varjão e a Administração Regional do Lago Norte forneceram 26 funcionários. Igrejas da região administrativa ajudaram a conseguir voluntários da comunidade e doações de materiais com comerciante locais. O Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira também contribuíram com mão de obra.

Orçamento para revitalizar a Escola Classe Varjão

O orçamento dos serviços, de R$ 28,3 mil, veio do [tooltip title=”O Pdaf distribui às unidades de ensino verba para ser gasta com pequenos reparos e para a execução de projetos pedagógicos. As escolas têm autonomia para usar o recurso dentro das regras do programa.” placement=”top”]Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf)[/tooltip] da escola e da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e do Cruzeiro, da Secretaria de Educação. O que sobrou do material servirá para pequenos consertos em outras escolas.

Acompanharam o governador na visita o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e o administrador regional do Lago Norte e interino do Varjão, Marcos Woortmann.

 

Edição: Marina Mercante