17/8/16 9:29
Atualizado em 17/8/16 às 10:11

Obras em Vicente Pires entram na fase de terraplanagem

Glebas 1 e 3 têm 11% dos serviços de drenagem e de pavimentação concluídos

As obras de urbanização em Vicente Pires estão na fase de terraplanagem — nivelamento do solo por meio da remoção de excessos ou do preenchimento de vãos. Na segunda semana de agosto, uma das equipes contratadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos passou pelas Ruas 13b, 16a e 15. Outro grupo atua na Colônia Agrícola Samambaia, nas Ruas 1 e 3. A previsão é que essa etapa siga até o fim desta semana. O estágio seguinte é a colocação da capa asfáltica.

Máquinas trabalham em obras de pavimentação de vias em Vicente Pires.
Máquinas trabalham em obras de pavimentação de vias em Vicente Pires. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Em 1º de agosto, a pasta concluiu que os serviços de terraplanagem e de colocação da capa asfáltica dependiam de novos estudos. O diagnóstico estava em andamento para definição do tipo e da largura das vias, devido às novas interferências que precisaram ser feitas no local em virtude da obra. Ao fim da semana passada, os estudos ficaram prontos, e os serviços foram liberados.

Em relação às obras executadas até o momento em Vicente Pires, a secretaria destaca que seguem em ritmo normal e dentro do cronograma nas Glebas 1 e 3, regiões com planejamento urbanístico aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). De acordo com levantamento da pasta, 11% dos serviços de drenagem e de pavimentação nessa região foram executados.

Em dezembro de 2015, também se iniciaram as obras de pavimentação asfáltica, construção de meios-fios e drenagem pluvial na Gleba 1 (Lotes 1, 2 e 3), nas imediações da Estrada Parque Taguatinga e no Pistão Norte. Além disso, está prevista a construção das pontes que ligarão as Glebas 1 e 2.

Na região, é feita a drenagem pluvial, a pavimentação asfáltica e a construção de três viadutos – um sob a Via Estrutural (Plano Piloto—Taguatinga), outro no sentido oposto e o terceiro sob a via marginal. O projeto terá investimento de R$ 467 milhões.

Edição: Paula Oliveira

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