19/08/2016 às 10:34, atualizado em 19/08/2016 às 10:35

Sala do Empreendedor auxilia empresários de São Sebastião

Transportador de materiais de construção e de mudanças, José Raimundo Borges encontrou ajuda no espaço

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

A compra de um caminhão foi o primeiro passo de José Raimundo Augusto Borges, de 53 anos, como empresário. Apesar do sucesso como transportador de materiais de construção e de mudanças, ele não sabia como regularizar a empreitada. Encontrou auxílio na Sala do Empreendedor da Administração Regional de São Sebastião. “Estou atualizado com o governo e com os impostos. A orientação me ajudou e ainda está me ajudando muito.”

O empresário José Raimundo Augusto Borges encontrou auxílio na Sala do Empreendedor da Administração Regional de São Sebastião.

O empresário José Raimundo Augusto Borges encontrou auxílio na Sala do Empreendedor da Administração Regional de São Sebastião. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Na sala funcionários dão informações sobre a implementação de um empreendimento e a emissão do alvará. Também orientam quanto à abertura, ao desenvolvimento, ao encerramento, à fiscalização, ao registro e à situação tributária de empresas. Com o cadastro de donos de negócios, a estrutura serve ainda para facilitar o contato da administração com o empresariado local.

Para receber o atendimento, basta comparecer à Sala do Empreendedor das 8 horas ao meio-dia ou das 14 às 18 horas. Não é necessário agendar. Caso queira se formalizar como microempreendedor individual, o cidadão deve levar cadastro de pessoas físicas (CPF), endereço da residência e da empresa, identidade e título de eleitor ou recibo de entrega do imposto de renda.

Regiões administrativas que têm a Sala do Empreendedor

Apesar de o espaço funcionar há um ano, não era tão conhecido, e a equipe atendia de seis a dez pessoas por dia. Para aumentar a visibilidade, ele foi renomeado como Sala do Empreendedor. É a 11ª criada nas administrações regionais do Distrito Federal desde 2015. O serviço também pode ser encontrado em Brazlândia, na Estrutural, no Gama, no Itapoã, no Lago Norte, no Paranoá, em Planaltina, no Recanto das Emas, em Santa Maria e em Sobradinho II.

Edição: Marina Mercante