26/08/2016 às 10:28, atualizado em 29/08/2016 às 17:35

Mutirão na Vila Cauhy vai comemorar Dia Nacional do Voluntariado

Evento no sábado (27) é a segunda parte de uma atividade iniciada em 6 de agosto e é uma das ações do governo de Brasília para promover a participação social como ferramenta de gestão pública

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Em alusão ao Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), o governo de Brasília programou um mutirão na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, para comemorar a data no sábado (27). Essa é mais uma das ações na agenda de 2016 do Brasília Cidadã, programa que visa fomentar e estimular o serviço voluntário no Distrito Federal.

O mutirão do fim de semana é a segunda parte de uma atividade iniciada em 6 de agosto na vila.

O mutirão do fim de semana é a segunda parte de uma atividade iniciada em 6 de agosto na vila. Foto: Tony Winston/Agência Brasília-6.8.2016

O mutirão do fim de semana é a segunda parte de uma atividade iniciada em 6 de agosto na vila. Nessa data, a limpeza do córrego que passa pela área e abastece 20% da água do Lago Paranoá foi intensificada pela participação popular. A ideia é que a própria comunidade faça trabalhos contínuos no local. Coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), o mutirão faz convergirem o Brasília Cidadã e o programa Na Medida, um dos eixos do Habita Brasília. Interessados na iniciativa podem se inscrever pelo site da Codhab.

Participação popular como ferramenta de gestão pública

Idealizadora do Portal do Voluntariado, plataforma que conecta voluntários de todo o DF, a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg analisa a importância do trabalho voluntário como ferramenta de auxílio ao poder público. “Não temos uma cultura forte de voluntariado no Brasil. É uma política construída gradativamente com as pessoas para estabelecer a participação social como princípio de gestão pública”, explica. “O voluntariado é uma das formas dessa participação, mas sempre foi algo muito fragmentado. O portal veio para conectar quem faz esse tipo de atividade.”

As ações de fomento do trabalho voluntário neste ano se estendem até dezembro. Haverá o encontro de redes em 29 de outubro, o lançamento do Facebook Brasília Cidadã e o Fórum de Redes Interativas em 5 de novembro, o lançamento da plataforma Brasília Cidadã em 5 de dezembro e o Fórum Distrital Brasília Cidadã em 5 e 6 de dezembro. “A participação popular é uma das marcas deste governo desde a época da campanha, com a promoção de rodas de conversa”, diz Márcia.

O perfil dos voluntários do governo de Brasília

As mulheres são maioria no trabalho voluntário no DF. Elas representam 69,95% das 3.012 pessoas que prestaram serviços ao governo de Brasília neste ano até a semana passada, de acordo com dados da Casa Civil. Nos últimos oito dias, mais de 100 pessoas se cadastraram no Portal do Voluntariado: já são 3.131 registros, que vão desde adolescentes com menos de 16 anos e idosos com mais de 70. A maior parte tem de 20 a 24 anos (805 voluntários) e de 30 a 40 (748).

As áreas que mais atraíram voluntários desde a criação do portal foram: educação, recreação, cultura, saúde e assistência social. Entre os idiomas falados por essas pessoas estão inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, chinês, árabe e russo. Os estudantes universitários são dos cursos de administração, pedagogia, direito, enfermagem, letras, psicologia, serviço social, jornalismo, educação física e turismo. A maior parte (61,09%) não tinha experiência com voluntariado.

Mais informações sobre o Portal do Voluntariado
(61) 3312-9943 (atendimento das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira)
portaldovoluntariado@df.gov.br

Edição: Marina Mercante