29/08/2016 às 16:44

Faixas voltam a ser exclusivas para ônibus, vans e táxis nesta terça-feira (30)

Motorista que descumprir a restrição na EPTG, na EPNB, no Setor Policial Sul e nas W3 Norte e Sul poderá ser multado em R$ 191,54

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

As faixas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), do Setor Policial Sul e das W3 Norte e Sul voltam a ser exclusivas para ônibus, vans e táxis nesta terça-feira (30).

Faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG)

Faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília 25.8.2016

Os trechos haviam sido liberados para todos os veículos em razão da greve dos metroviários, que durou 73 dias. O objetivo era desafogar o trânsito durante a paralisação.

Descumprir e trafegar com carro ou com moto em uma faixa exclusiva é considerado uma infração gravíssima. O motorista deverá ser penalizado com multa de R$ 191,54 e com sete pontos na carteira de habilitação.

Metroviários voltaram ao trabalho na sexta-feira (26)

Servidores da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) voltaram a trabalhar normalmente na sexta-feira (26). O fim da greve foi uma decisão tomada pelo Tribunal Superior do Trabalho na quarta-feira (24), que entendeu que as dificuldades financeiras do governo de Brasília não permitem novas contratações, porque o Executivo está impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O tribunal determinou o abono de um terço dos dias parados, o corte e o desconto de um terço do salário em até seis prestações na folha de pagamento e um terço de compensação social e de jornada (50% de cestas básicas e 50% de trabalho). Em assembleia na manhã de quinta-feira (25), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal decidiu acatar a decisão.

Edição: Paula Oliveira