30/08/2016 às 17:23, atualizado em 24/05/2017 às 10:10

Cine Brasília recebe festival de curtas-metragens das escolas públicas

Em sessão gratuita nesta quarta-feira (31), serão exibidos 20 filmes de estudantes do ensino fundamental. Premiação ocorrerá no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Jovens cineastas estudantes da rede pública de ensino apresentam 20 filmes selecionados para o 2° Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas do Distrito Federal. As produções dos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental serão exibidas na manhã desta quarta-feira (31), no Cine Brasília (106/107 Sul). Elas concorrem a troféus nas categorias: melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, montagem, fotografia e abordagem do tema.

Os filmes selecionados vêm de nove regiões administrativas: Brazlândia (1), Ceilândia (2), Cruzeiro (4), Gama (5), Plano Piloto (1), Recanto das Emas (2), Riacho Fundo II (1), Santa Maria (3), Sobradinho (1). Cento e três foram inscritos pelas coordenações regionais de ensino da Secretaria de Educação. Em 2015, a primeira edição do festival de curtas-metragens reuniu 101 obras.

O júri formado por servidores das Secretarias de Educação e de Cultura vão avaliar os filmes. Os campeões terão os trabalhos exibidos no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 20 a 27 de setembro. Na premiação geral, o tema é livre; já a específica leva em conta a abordagem, que neste ano é Água e saúde: uma agenda para a vida. 

Em 14 de setembro, serão exibidos no Cine Brasília os 20 melhores curtas-metragens dos estudantes do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino profissionalizante.

A cerimônia de premiação será em 23 de setembro, para os alunos do ensino fundamental, e no dia 26, para os estudantes do médio, profissionalizante e EJA. Na ocasião, será feita homenagem ao cineasta radicado em Brasília Sérgio Moriconi, curador do Cine Brasília.

2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas do Distrito Federal

31 de agosto (quarta-feira)

Às 9 horas

No Cine Brasília (106/107 Sul)

Edição: Paula Oliveira