31/08/2016 às 16:54

Festa do Morango de Brazlândia começa na sexta-feira (2)

Programação vai até domingo (4) e continua de 9 a 11 de setembro. Neste ano, será possível visitar uma propriedade e comprar a fruta diretamente do produtor

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Brazlândia recebe a partir de sexta-feira (2) a 21ª Festa do Morango. Com entrada gratuita, ela ocorre nos dias 2, 3 e 4 e 9, 10 e 11 de setembro, na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Incra 6, BR-080, km 13), entidade responsável pelo evento. Nas sextas-feiras, os portões abrem às 18 horas. Nos sábados e domingos, às 10 horas. Entre os objetivos da festa está o de incentivar o cultivo da fruta.

Programação vai até domingo (4) e continua de 9 a 11 de setembro. Neste ano, será possível visitar uma propriedade e comprar a fruta diretamente do produtor

Programação vai até domingo (4) e continua de 9 a 11 de setembro. Neste ano, será possível visitar uma propriedade e comprar a fruta diretamente do produtor. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Um dos destaques da programação deste ano é o 1º Colha e Pague Morango, que permitirá aos visitantes irem a uma propriedade e comprarem diretamente do produtor. “Ele vai abrir o local para proporcionar que a pessoa colha o produto sozinha, consuma e o leve para casa, tanto in natura como em derivados”, explica o gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) em Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves. Segundo ele, a atividade é experimental, mas existe a intenção de repeti-la em outras épocas do ano.

Quem quiser participar deve comparecer em 10 de setembro ao estande da Emater-DF na Morangolândia, como é chamada a praça de alimentação, até as 13 horas. O transporte da empresa pública sairá às 14h30, e as vagas são limitadas. “A ideia é, iniciando esse trabalho, dar continuidade com a produção associada ao turismo”, completa Rodrigo Alves. “A atividade serve para promover o fruto, a cultura local, criar sustentabilidade econômica e ambiental e outros aspectos ligados à atividade rural.”

No domingo (4) serão conhecidos os vencedores do 12º Concurso de Receitas com Morango. Em uma parceria da Emater-DF com a Universidade Católica de Brasília, 20 concorrentes dividiram-se em grupos para fazer, em 23 e 24 agosto, pratos que tivessem a fruta como ingrediente.

Programação da Festa do Morango

A Festa do Morango está no calendário oficial de Brasília desde 2001. A abertura oficial ocorre na sexta-feira (2), às 19 horas, com o corte do bolo comemorativo dos 21 anos. No mesmo dia, haverá a final do Concurso Rainha do Morango 2016.

Também integram o programa a 27ª Exposição Agrícola de Brazlândia, a 3ª Feira de Floricultura e Jardinagem de Brazlândia e o 12º Encontro Técnico do Morango, entre outros eventos. A lista detalhada das atrações pode ser consultada na página da festa na internet.

A Morangolândia abrigará estandes para venda da fruta e de diversos alimentos produzidos à base dela, como geleias, compotas e licores. Além disso, haverá shows de artistas classificados em edital de chamamento público da Secretaria de Cultura.

A expectativa da organização é receber mais de 30 mil visitantes. Além da Emater-DF, a festa conta com a parceria da Administração Regional de Brazlândia e das Secretarias de Cultura e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A Polícia Militar do DF fará a segurança pública, e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estará presente com viatura-guincho.

21ª Festa do Morango de Brazlândia

De 2 a 4 e de 9 a 11 de setembro

Na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão — BR-080, km 13, Brazlândia

Entrada gratuita

Mais informações: www.festadomorangodf.com.br

Edição: Raquel Flores