01/09/2016 às 21:58, atualizado em 06/12/2016 às 20:10

STJ tem novos presidente e vice-presidente

Os ministros Laurita Vaz e Humberto Martins receberam os cargos na sala do plenário do tribunal. O governador de Brasília participou da solenidade

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Os cargos de presidência e de vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram passados nesta quinta-feira (1º) em cerimônia na sala do plenário do tribunal. A ministra Laurita Vaz assumiu como presidente, e o ministro Humberto Martins como vice-presidente. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade. “Não tenho dúvida que darão uma grande contribuição frente ao Superior Tribunal de Justiça.”

A ministra Laurita Vaz, que assumiu como presidente, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg

A ministra Laurita Vaz, que assumiu a presidência do STJ, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Formada em direito pela Universidade Católica de Goiás e especialista em direitos penal e agrário, a ministra iniciou a carreira como promotora de justiça no estado em que se graduou. Exerceu cargos no Ministério Público, no Supremo Tribunal Federal (STF), no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O posto anterior foi de vice-presidente do STJ, que passou para Humberto Martins na cerimônia. Ela ocupa a vaga deixada por Francisco Falcão.

Martins é formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Teve funções no Tribunal de Justiça de Alagoas, no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e na Escola Judiciária Eleitoral. No STJ, está há dez anos.

Também participaram da solenidade o presidente do STF, Ricardo Lewandowski; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia. Outras autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estavam na cerimônia.

Edição: Paula Oliveira