09/09/2016 às 08:41

Colha e Pague Morango, em Brazlândia, é neste sábado (10)

Chácara produtora da fruta terá lanches para os visitantes, que poderão colher diretamente da plantação

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O 1º Colha e Pague Morango ocorre neste sábado (10) na 21ª Festa do Morango de Brazlândia. Serão duas opções de ida à chácara da produtora da fruta Maria Cleuza de Barros: uma de manhã, das 9h30 às 11 horas, e outra à tarde, das 13h30 às 15 horas. No passeio, os visitantes receberão um lanche e poderão colher morango diretamente da plantação. A ideia é inspirada no conceito de pesque e pague.

Lavoura de morango em Brazlândia.

Lavoura de morango em Brazlândia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília – 31.8.2016

A van que fará as excursões será fornecida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e sairá da sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Incra 6, BR-080, km 13), local da festa.

São 14 vagas para cada visita. As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (9), às 18 horas, no estande com identificação do Colha e Pague na Morangolândia, como é chamada a praça de alimentação do evento. O valor por pessoa é de R$ 20 e inclui o lanche e as frutas que serão colhidas na chácara. Caso queira levar outros produtos, o participante poderá pagar a diferença.

Programação da segunda semana da 21ª Festa do Morango

De hoje (9) a domingo (11), 14 bandas e cantores selecionados por meio de edital da Secretaria de Cultura farão apresentações de sertanejo e roda de viola na Festa do Morango. No primeiro dia, a abertura dos portões será às 18 horas e, nos seguintes, às 10 horas. Além das performances dos artistas locais, haverá discotecagem e show de dança no sábado à noite.

O outro destaque da festa neste fim de semana é a 27ª Exposição Agrícola de Brazlândia, que terá cerca de 100 agricultores. A mostra começa nesta sexta (9), às 19 horas, e vai até domingo (11), às 22 horas. Os produtos expostos serão avaliados por um júri para premiação, ainda sem data definida.

Além da Emater-DF e da Secretaria de Cultura, a festa conta com a parceria da Administração Regional de Brazlândia e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A Polícia Militar do DF cuidará da segurança pública, e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) estará presente com viatura-guincho.

Consulte a programação completa da 21ª Festa do Morango de Brazlândia.

1º Colha e Pague Morango

10 de setembro (sábado)

Das 9h30 às 11 horas e das 13h30 às 15 horas

Saída da Festa do Morango (BR-080, km 13, Brazlândia)

Valor do passeio: R$ 20 (por pessoa)

Edição: Marina Mercante