21/09/2016 às 10:44

DF recebe Cine Pedal Brasil 2016 no fim de semana

Projeto itinerante, que exibe filmes com energia gerada por bicicletas, estará no Museu Nacional no sábado (24) e no domingo (25)

Por César Filho, da Agência Brasília

Como parte da Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade, Brasília receberá no fim de semana o Cine Pedal Brasil 2016. O projeto estará no sábado (24) e no domingo (25) na área externa do Museu Nacional (Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto), das 16 às 22 horas. A ideia é projetar filmes com energia gerada por bicicletas pedaladas pelo público. O programa itinerante vem à capital federal por iniciativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do Núcleo de Programa Educativo de Trânsito, em parceria com as empresas privadas que o promovem e o Ministério da Cultura.

No local, haverá dez bicicletas fixas, dez suportes para modelos móveis — onde poderão ser encaixadas tipos variados, tanto infantis quanto adultos — e um pedal manual para crianças, idosos e cadeirantes. A energia produzida pelos pedais em movimento passará por um gerador e será distribuída para o projetor, um sistema de som, um compressor e para o telão inflável. Quem quiser participar como voluntário para pedalar as bicicletas deve se inscrever nos dias do evento ou no site.

As atrações cinematográficas serão o documentário Bikes vs Carros, que mostra a dificuldade da luta para a utilização das bicicletas como meio de transporte, e o filme O Menino e o Mundo, produção brasileira que concorreu ao Oscar 2016 na categoria Melhor Animação.

De Brasília, o Cine Pedal Brasil segue para Goiânia (GO), Salvador (BA), Recife (PE) e Natal (RN). A iniciativa já passou por Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade segue até domingo

Com o tema Década Mundial de Ações Para Segurança No Trânsito – 2011/2020: Eu sou + um por um trânsito + seguro, a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade começou na sexta-feira (16) e termina no domingo (25). A campanha passará por várias regiões administrativas de Brasília, com diferentes abordagens: na Rodoviária do Plano Piloto, mobilidade urbana; na estação de metrô Shopping, pedestre e travessia segura; na Estrutural, ciclista; em Taguatinga (Praça do Relógio), motociclista; e em Planaltina, álcool e celular no trânsito.

Edição: Raquel Flores