21/09/2016 às 12:09, atualizado em 21/09/2016 às 13:52

Entidades civis serão selecionadas para comitê de valorização do Cerrado

Colegiado coordenará a criação de reserva da biosfera do bioma no DF. Inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria do Meio Ambiente até 20 de outubro

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Associações, organizações não governamentais (ONGs), empresas e entidades ligadas ao setor ambiental poderão fazer parte do Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado no DF, grupo de fomento às políticas de desenvolvimento sustentável para o bioma. Interessados terão até 20 de outubro para preencher formulário de inscrição, disponível no edital, e enviá-lo com todos os documentos exigidos para o e-mail rbc.comitedistrital@gmail.com, da Secretaria do Meio Ambiente. A previsão, de acordo com as regras da seleção, é que os selecionados sejam conhecidos até 21 de novembro.

Cerrado no Jardim Botânico de Brasília.

Cerrado no Jardim Botânico de Brasília. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília – 20.7.2016

O colegiado, instituído por decreto assinado pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, coordenará e apoiará a implementação da reserva no território. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de 12 de setembro, o grupo será composto por 28 membros — 14 representantes do poder público e 14 da sociedade civil. O mandato será de dois anos, permitida a recondução ao cargo.

O comitê terá a função de elaborar planos, metas, prioridades e temáticas de atuação conforme as necessidades do Cerrado. “É uma instância para avaliar as potencialidades do patrimônio sociocultural e ambiental, criar oportunidades em áreas como turismo, agroecologia, além de fomentar pesquisas científicas”, explica a assessora especial do gabinete da Secretaria do Meio Ambiente Helena Maltez.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com ela, o caráter participativo e democrático da seleção é uma oportunidade para os setores envolvidos. “Queremos que todos sejam representados: produtores rurais, empresas, ambientalistas”, destaca Helena. Depois da escolha dos membros, o grupo passará a ter autogestão, e os integrantes da secretaria executiva serão eleitos de forma rotativa.

O Distrito Federal será a primeira entre as demais unidades da Federação que compõem a Reserva da Biosfera do Cerrado (Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins) a formar o comitê local. “Somos pequenos, mas nossa importância política transpassa o território. Queremos ser exemplo para as outras unidades federativas”, destaca a assessora especial.

O_que_e_reserva_da_biosfera_Agencia_BrasiliaNo DF, o modelo (reserva da biosfera) existe desde 1993, mas nada havia sido feito desde 2009. Segundo Helena, o contexto atual e a preocupação da gestão em políticas sustentáveis foram essenciais para reativá-lo. “Precisamos valorizar o selo de reserva da biosfera em nossas unidades de conservação. Elas vão além da proteção, são locais nos quais há possibilidade de harmonização entre as ações humanas e a natureza.”

 

Virada do Cerrado 2016

Encerrada oficialmente em 11 de setembro, a Virada do Cerrado 2016 ainda terá atividades nos dias 27 e 30 em Planaltina e nos dias 25 e 26 em Samambaia. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, serão eventos preparatórios para a edição de 2017. Neste ano, desde o início da Virada em 7 de setembro, foram promovidas mais de 500 atividades, em quase 30 regiões administrativas de Brasília e no município goiano de Padre Bernardo. Em 2015, ofereceram-se 200 ações, distribuídas em 21 regiões.

Seleção para o Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado no DF

Até 20 de outubro (quinta-feira)

Envio de formulário de inscrição pelo e-mail rbc.comitedistrital@gmail.com

Mais informações no edital

Edição: Gisela Sekeff