24/09/2016 às 10:25, atualizado em 24/05/2017 às 10:06

Documentário sobre catadores de lixo estreia na Mostra Brasília

Filme de Tânia Quaresma marca o último dia da Mostra Brasília, em sessão gratuita às 14 horas deste domingo (25)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O sexto dia do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, neste domingo (25), será o último de exibição da Mostra Brasília, que premia filmes feitos na cidade. Um dos destaques da seleção que será projetada amanhã é a estreia do documentário Catadores de História, da diretora Tânia Quaresma, no Cine Brasília (106/107 Sul), às 14 horas. A sessão, como todas da mostra, será gratuita.

O longa-metragem trata dos catadores que trabalham no aterro controlado do Jóquei, próximo à Estrutural. “Inicialmente, eles vivem um processo individual, e o filme segue a trajetória de como uma pessoa passa para a coleta coletiva”, explica Tânia, que incluiu dois desses profissionais na produção – Ronei Silva e Alex Cardoso foram assistentes de direção.

Para 49_-festival_de_brasilia_do_cinema_brasileiro_agencia_brasilia_dia25conseguir um retrato ainda mais adequado, Tânia preferiu montar o documentário apenas com falas de catadores. Além disso, em exibição teste no próprio aterro quando o corte final estava quase concluído, os trabalhadores puderam dar sua opinião sobre o filme.

Eles também comparecerão para prestigiar a estreia do longa no Festival de Brasília. O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis organizou a vinda de representantes da categoria de todo o Brasil para a exibição.

O título do filme também pode ser escrito como Catador@s de Histórias. Tânia explica que a escolha foi feita para que o nome representasse todos os gêneros, mas a grafia com a letra “e” também é aceita.

A Mostra Brasília tem exibições gratuitas às 11 horas, às 14 horas e às 16h30 no sábado (24) e no domingo (25), no Cine Brasília (106/107 Sul). Os prêmios somam R$ 200 mil, divididos entre os vencedores dos júris oficial e popular. A entrega será na terça-feira (27), antes dos prêmios da mostra competitiva.

Seminário A Relevância do Cinema Agora!

Outro destaque na programação deste domingo é o seminário A Relevância do Cinema Agora!, aberto para o público, a partir das 14h30, no salão Caxambu do Kubitschek Plaza Hotel (Setor Hoteleiro Norte, Quadra 2, Bloco A). A mesa será composta pelos diretores dos filmes da mostra Cinema Agora!, que começará a ser exibida no dia seguinte, segunda-feira (26). Os filmes são todos feitos com baixo orçamento e sem apoio público ou de empresas privadas.

Além do seminário, o hotel receberá um painel em homenagem ao restaurador e montador Francisco Sérgio Moreira, com abertura às 10 horas. Mais tarde, três representantes da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) farão um seminário sobre o impacto do crítico Jean-Claude Bernardet no cinema brasileiro, às 14h30. Ambos os eventos, de acesso livre, ocorrerão no salão Leopoldina.

A mostra competitiva terá duas sessões no Cine Brasília, com entrada a R$ 12 (inteira). Às 19 horas, os curtas Confidente e Procura-se Irenice serão exibidos antes do longa Vinte anos. Depois, às 21h30, o único longa brasiliense da competição, Malícia, seguirá os curtas Bodas de papel e Demônia – melodrama em 3 atos.

Programação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro