26/09/2016 às 13:46, atualizado em 26/09/2016 às 15:14

Três obras na Epia beneficiarão cerca de 120 mil motoristas

Intervenções se iniciaram em 8 de setembro e englobam duas baias para ônibus em frente ao Cruzeiro Velho e uma faixa de desaceleração

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Cerca de 120 mil motoristas que diariamente usam a DF-003, mais conhecida como Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), para acessar o Eixo Monumental serão beneficiados com três obras para melhorar o trânsito na região. Duas baias para ônibus em frente ao Cruzeiro Velho e uma faixa de desaceleração para quem vem da saída norte do Distrito Federal ajudarão a desafogar o tráfego nos horários de pico.

Duas baias para ônibus em frente ao Cruzeiro Velho e uma faixa de desaceleração para quem vem da saída norte do Distrito Federal ajudarão a desafogar o tráfego nos horários de pico.

Duas baias para ônibus em frente ao Cruzeiro Velho e uma faixa de desaceleração para quem vem da saída norte do Distrito Federal ajudarão a desafogar o tráfego nos horários de pico. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Esses trechos costumam ter engarrafamentos, uma vez que carros e ônibus usavam uma das faixas de rolamento da via tanto para seguir para o Eixo Monumental como para embarque e desembarque de passageiros, no caso dos ônibus. A área pavimentada de cada obra será de 1,3 mil metros quadrados.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de melhorar o fluxo para motoristas, o conjunto de benfeitorias visa dar mais segurança aos pedestres, principalmente em relação às baias. Esses recuos têm 200 metros de extensão e cerca de 3 metros de largura, assim o cidadão espera o ônibus mais distante da pista.

As intervenções se iniciaram em 8 de setembro, e a previsão é que fiquem prontas até o fim desta semana. O DER, responsável pela execução das obras, investiu R$ 85 mil. A verba é própria do órgão, que conta com 25 funcionários, quatro rolos e um caminhão-pipa, além de seis caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que também forneceu toda a massa asfáltica utilizada no serviço.

Edição: Paula Oliveira