27/09/2016 às 13:52, atualizado em 06/12/2016 às 20:10

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF terá seis câmaras temáticas de discussão

São elas: água, resíduos sólidos, educação como ferramenta para o desenvolvimento, Consórcio Brasil Central, dinamização da economia e uso do solo. O governador de Brasília participou da reunião do colegiado na manhã desta terça-feira (27)

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal se reuniu na manhã desta terça-feira (27) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No encontro, foi apresentado o plano de trabalho 2016/2017, com a criação de seis câmaras técnicas. Setores da sociedade tiveram espaço para propor ações ao governo.

Para começar os trabalhos, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, listou um conjunto de medidas tomadas desde o começo da gestão.

Para começar os trabalhos, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, listou um conjunto de medidas tomadas desde o começo da gestão. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Para começar os trabalhos, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, listou um conjunto de medidas tomadas desde o começo da gestão. “Amanhã, teremos números positivos que demonstram a redução do desemprego no Distrito Federal [de pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos], muito em função de decisões tomadas pelo governo”, disse. “Promovemos a simplificação de atividades econômicas de baixo impacto, duplicamos os analistas da CAP [Central de Aprovação de Projetos, da Secretaria de Gestão do Território e Habitação]. Daqui a alguns dias, vamos lançar a cesta básica da construção, com ICMS zero para materiais como areia, brita, tijolo e telha.”

O plano de trabalho exposto na reunião estabelece apenas um grupo de trabalho, dividido em seis câmaras temáticas. São elas: água, resíduos sólidos, educação como ferramenta para o desenvolvimento, Consórcio Brasil Central, dinamização da economia e uso do solo. A ideia é tratar todos os assuntos de maneira convergente e integrada para evitar sobreposição e conflito de ações.

Sugestões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF

Após as apresentações das câmaras, o governador abriu o espaço para representantes da sociedade civil. Entre as sugestões de temas estavam desburocratização e segurança jurídica para negócios no mercado imobiliário, estímulo ao empreendedorismo, investimento na indústria criativa e de base tecnológica. Os temas serão discutidos continuamente no âmbito das câmaras temáticas.

O que é o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF

O colegiado tem o objetivo de discutir as demandas da população e opinar sobre soluções possíveis no âmbito do desenvolvimento econômico. Com base nele, serão estabelecidas ações para desburocratizar processos e ampliar as parcerias do governo com a sociedade.

São 69 conselheiros, sendo 47 representantes de distintos setores da sociedade civil e 22 do governo de Brasília. O conselho foi criado por meio do Decreto nº 33.359, de 23 de novembro de 2011, e alterado pelo Decreto nº 36.297, de 22 de janeiro de 2015. A nova redação detalha as atribuições do grupo, altera a composição e estabelece a participação efetiva da sociedade civil.

Edição: Paula Oliveira