06/10/2016 às 14:49, atualizado em 13/12/2016 às 15:40

Zoológico de Brasília lança programa de voluntariado

Serão 108 vagas em setores como os de aves, mamíferos e répteis. Cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), no auditório da instituição

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Quem deseja atuar como voluntário na Fundação Jardim Zoológico de Brasília poderá escolher entre oito áreas de atuação, por meio do Portal do Voluntariado. São 108 vagas, na assessoria de comunicação, nos setores de aves, de bem-estar animal, de mamíferos, de répteis e de anfíbios, no borboletário e no museu de ciências naturais.

As frentes de trabalho foram apresentadas ao público nesta quinta-feira (6), no auditório do zoológico.

As frentes de trabalho foram apresentadas ao público nesta quinta-feira (6), no auditório do zoológico. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

As frentes de trabalho foram apresentadas ao público nesta quinta-feira (6), no auditório do zoológico. O voluntariado permite que a sociedade participe ativamente da construção de uma cidade mais justa e com melhor qualidade de vida, de acordo com a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg. “A participação social é uma maneira de estimular o sentimento de pertencimento, de apropriação do que é público”, disse. “O convite [para ser voluntário no zoológico] é que a gente faça uma rede de proteção e de cuidado com os animais.”

Esse é um pedido antigo da população, de acordo com a chefe de Núcleo de Biblioteconomia, do Zoológico de Brasília, Marlinda Soares, uma das responsáveis pela coordenação da iniciativa. “Agora, temos os mecanismos legais e o portal para concretizar isso”, comemorou Marlinda.

Portal do Voluntariado

O Portal do Voluntariado permitiu a aproximação dos interessados e das oportunidades de prestação de serviços à comunidade e incentivou a estudante Juliana Passos, de 18 anos, a se candidatar a uma vaga. “Quero descobrir mais sobre os répteis”, contou a jovem, que está no 3º ano do ensino médio, no Centro Educacional nº 1 do Cruzeiro. Ela pretende prestar vestibular para biologia. Segundo a estudante, a vontade de se tornar voluntária sempre a acompanhou. “É muito gratificante poder fazer algo pelos outros, poder colaborar de alguma forma.”

As estudantes Gabriella Costa e Juliana Passos.

Juliana Passos (D) descobriu o portal por meio da amiga Gabriella Costa, de 17 anos. Para ela, essa é uma forma de já ter contato com o campo de trabalho que pretende seguir. “ Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Juliana descobriu o portal por meio da amiga Gabriella Costa, de 17 anos. Para ela, essa é uma forma de já ter contato com o campo de trabalho que pretende seguir. “Tenho muita vontade de estudar biologia marinha. No zoológico, uma área mais próxima é a de mamíferos”, concluiu.

O cidadão que quiser ser voluntário deve informar por meio do portal a disponibilidade de dias e de turnos, além da área na qual pretende atuar. O tempo de serviço é de um ano, mas pode ser renovado. Novas vagas poderão surgir caso haja necessidade. O voluntário deve ser maior de 16 anos.

Também participaram do lançamento da iniciativa o secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, e o diretor-presidente interino da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Érico Grassi.

Edição: Paula Oliveira

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]