11/10/2016 às 20:52, atualizado em 08/12/2016 às 13:00

Rollemberg pede retomada de operações de crédito ao governo federal

Durante reunião com a secretária do Tesouro Nacional nesta terça-feira (11), governador de Brasília disse que os recursos serão usados em investimentos

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

A retomada de operações de crédito foi tema de reunião entre dez governadores e quatro representantes de estados brasileiros com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, e com o ministro interino da Fazenda, Eduardo Guardia. O encontro ocorreu no Ministério da Fazenda nesta terça-feira (11).

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi; o ministro interino da Fazenda, Eduardo Guardia; o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; e o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi; o ministro interino da Fazenda, Eduardo Guardia; o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; e o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse que a retomada proporcionaria R$ 7 bilhões para ser dividido entre as unidades da Federação. “Nós [chefes de Executivo] vamos buscar construir, com a Fazenda, um entendimento sobre os critérios de distribuição desses recursos para garantir investimentos.”

Participaram do encontro o secretário da Previdência, do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano; os governadores do Acre, Tião Viana; do Amazonas, José Melo; do Maranhão, Flávio Dino; de Mato Grosso, Pedro Taques; do Pará, Simão Jatene; do Piauí; de Rondônia, Confúcio Moura; e do Tocantins, Marcelo Miranda; os secretários de Fazenda da Bahia, Manoel Vitória, e de Sergipe, Jeferson Passos; o representante do governador de Roraima, secretário interino de Fazenda, Shiská Pereira; e o deputado federal Julio César (PSD-PI), entre outras autoridades.

Crítica ao adiamento de votação da lei de repatriação na Câmara dos Deputados

Antes da reunião, o governador de Brasília falou à imprensa sobre o projeto de repatriação de recursos emitidos no exterior, que estava para ser votado na Câmara dos Deputados. Na última hora, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), removeu o item da pauta do Legislativo. A proposição sugere alterar a lei de repatriação de recursos mantidos por brasileiros no exterior.

“Não houve votação, e, com isso, perdem o Brasil e as unidades da Federação que estavam com expectativa positiva”, avaliou Rollemberg. O assunto foi discutido nesta manhã com chefes de Executivo estaduais e com o presidente da Câmara dos Deputados. Os governadores pediram a antecipação do prazo de adesão ao programa de repatriação – de 16 para 8 de novembro.

Também hoje os representantes estaduais se reuniram com o governador de Brasília na Residência Oficial de Águas Claras para debater a reforma da previdência.

Edição: Raquel Flores