14/10/2016 às 12:09, atualizado em 03/11/2016 às 14:41

Grafiteiros pintam bocas de lobo em Brasília neste fim de semana

Concurso tem o objetivo de conscientizar a população sobre descarte de lixo na rua

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Bocas de lobo de 17 regiões administrativas serão telas para a criatividade de 27 grafiteiros neste fim de semana. As novas pinturas fazem parte do concurso Água da Chuva: é pro Lago que eu vou, quero ir limpinha!, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), com apoio do governo de Brasília.

A ideia é que as imagens destaquem as bocas de lobo e mostrem à população o caminho que a água das chuvas faz, além de inserir arte em espaços urbanos. As ações serão no sábado (15), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e no domingo (16), das 9 às 12 horas. Os artistas deverão fotografar os bueiros antes, durante e após as intervenções e enviar para a organização do concurso até as 18 horas de segunda-feira (17). Para participar, eles tiveram de se inscrever em edital divulgado pela Abes.

Os grafiteiros recebem um kit com tinta e rolo para fazer os desenhos e R$ 300 como ajuda de custo. A atividade ocorrerá em Águas Claras, na Candangolândia, no Cruzeiro, no Guará, no Lago Norte, no Lago Sul, no Núcleo Bandeirante, no Paranoá, no Park Way, no Plano Piloto, no Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Sudoeste/Octogonal, no Varjão e em Vicente Pires.

Os dez primeiros colocados vão ganhar um troféu em solenidade que ocorrerá em 28 de outubro no auditório da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF). O comitê julgador é formado por representantes da associação, de cinco órgãos do governo de Brasília, de organizações não governamentais de apoio à cultura e do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

O governo local participa por meio da Adasa, da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Secretaria de Cultura e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O Banco de Brasília patrocina a ação com R$ 18 mil, a Polícia Militar fará o controle de algumas vias durante o evento, e o SLU, a limpeza dos bueiros.

O grafite em bocas de lobo é comum nos Estados Unidos com o projeto Storm Drain Mural, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte de lixo nas ruas, segundo o Departamento de Trabalhos Públicos de Columbia, em Missouri.

Para reduzir a poluição das águas da chuva em áreas urbanas, o cidadão deve adotar medidas de sustentabilidade como:

  • Separar o lixo adequadamente;
  • Não jogar papéis, embalagens nas calçadas e ruas;
  • Não depositar entulhos em áreas públicas e em terrenos baldios;
  • Varrer, em vez de lavar com mangueira, o quintal;
  • Assegurar que o óleo usado do carro seja encaminhado para reciclagem;
  • Dispor adequadamente os resíduos de animais domésticos em recipientes de coleta.

Edição: Paula Oliveira