14/10/2016 às 08:31, atualizado em 11/05/2017 às 16:01

Mais 612 lotes do Sol Nascente já podem ser ligados à rede de esgoto da Caesb

Autorização compreende as Quadras 34, no Trecho 1, e 128 e 128-A, além de parte da 126, no Trecho 2. Conexão da residência deve ser feita na caixa de inspeção instalada pela companhia pelo tubo de espera da estrutura

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Moradores de 612 lotes do Sol Nascente, em Ceilândia, já podem ter acesso à rede de esgoto. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) autorizou a ligação na área que compreende as Quadras 34, no Trecho 1, e 128 e 128-A, além de parte da 126, no Trecho 2. Antes, outros 590 lotes haviam sido incluídos na rede.

Caesb instala rede de esgoto no Sol Nascente, em Ceilândia.

Equipes da Caesb trabalham na instalação de rede de esgoto no Sol Nascente. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Na autorização, há cinco observações da Caesb. A primeira diz que a ligação da residência deve ser feita na caixa de inspeção instalada pela companhia pelo tubo de espera da estrutura, sendo proibido quebrá-la para fazer outra entrada. A segunda é a obrigatoriedade do uso da caixa de gordura na saída de pia da cozinha. A terceira e a quarta são, respectivamente, as proibições de ligação da água da chuva à rede de esgoto e a ligação do esgoto à rede de água pluvial. Por fim, o morador deve aterrar a fossa da casa. Cada um tem até 30 dias para fazer a ligação após ser notificado pela empresa pública.

O vendedor de espetinhos Reinaldo Braga, de 38 anos, morador do Sol Nascente há dez, já conectou a casa dele à rede. “A falta de esgoto era um problema, assim como a de ônibus e a de asfalto. Aos poucos, tudo vai melhorando”, afirma. O aposentado Melquizedeque Ribeiro da Silva, de 60 anos, que reside na região há nove anos, foi notificado nessa quinta-feira (13) e lista as benfeitorias: “Quando cheguei aqui, não tinha nada. Daí veio ônibus, asfalto, rede elétrica, água, telefone e agora esgoto; é um sinal de presença do governo”.

[Numeralha titulo_grande=”4.936″ texto=”Meta de ligações de residências do Sol Nascente à rede de esgoto da Caesb até o fim de 2017″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A expectativa da Caesb é entregar mais 4.936 ligações até o fim de 2017. Para cumprir a estimativa, as obras avançam. Enquanto alguns moradores já podem fazer a ligação, outros observam as intervenções na porta de casa. É o caso do encarregado de hidráulica José Lustosa Vieira, de 39 anos. Habitante do Sol Nascente há 12, ele fica contente com a possibilidade de ter uma rede coletora de esgoto em casa. “Espero que seja rápido, é muito melhor uma rede do que fossa”, compara.

Edição: Raquel Flores