18/10/2016 às 18:31

Aulas na rede pública em 2017 começam em 10 de fevereiro

Cepis e CILs são exceções. Nessas unidades, os alunos voltam às salas em 6 e 15 do mesmo mês, respectivamente. Cronograma do próximo ano letivo foi publicado no Diário Oficial do DF desta terça (18)

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Ilustração: Ico Oliveira/Agência Brasília

Ilustração: Ico Oliveira/Agência Brasília

As aulas da rede pública em 2017 vão começar em 10 de fevereiro para quase todas as modalidades de ensino. As exceções são para os estudantes dos Centros de Educação de Primeira Infância (Cepis), que retomam as atividades em 6 de fevereiro, e para os dos Centros Interescolares de Línguas (CILs), que voltam às salas em 15 de fevereiro.

As datas constam das Portarias nº 335 e nº 336, publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (18). O encerramento do próximo ano letivo foi fixado pela Secretaria de Educação para 22 de dezembro.

[Numeralha titulo_grande=”100 dias letivos” texto=”Quantidade estabelecida para cada semestre pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, cada semestre terá cem dias letivos. No calendário aprovado pela secretaria, estão previstas também as semanas temáticas, como a Semana Distrital de Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva aos Alunos com Necessidades Especiais, de 6 a 10 de março, e a Semana da Conscientização do Uso Sustentável da Águas nas Unidades Escolares, de 20 a 24 de março.

“Serão dias de aula normal, com professores e alunos trabalhando os temas em sala de aula”, explica o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, da Secretaria de Educação, Fábio Pereira de Sousa. “É claro que o educador também pode propor atividades complementares relacionadas aos conteúdos”, acrescenta. A Olimpíada de Matemática ocorrerá em 6 de junho.

Ano letivo de 2017 na rede pública do Distrito Federal

Início das aulas (exceto Cepis e CILs) 10 de fevereiro
Centros de Educação de Primeira Infância (Cepis) 6 de fevereiro
Centros Interescolares de Línguas (CILs) 15 de fevereiro
Férias de 11 a 27 de julho ou de 10 a 28 de julho
Último dia de aula 22 de dezembro

As férias serão de 11 a 27 de julho. No entanto, os gestores das unidades que optarem por usar os dias letivos móveis, ou seja, programarem atividades escolares para os sábados, poderão alterar o período para 10 a 28 de julho. “A lei prevê pelo menos 15 dias de recesso e, em 2017, decidimos ampliar o prazo”, destaca Sousa.

Além do cronograma fixado pela secretaria, as escolas e os centros de ensino poderão apresentar os específicos até 12 de maio. Nessa programação, entram os dias de reuniões de pais, de festividades e de aniversários dos colégios.

Calendários do ano letivo de 2017 na rede pública do DF

Renovação das matrículas termina nesta terça-feira (18)

Os 470 mil estudantes da rede pública — dos ensinos fundamental e médio, da educação infantil e da educação de jovens e adultos (EJA) — têm somente até hoje (18) para renovar as matrículas. Para permanecer na escola de origem, o registro deve ser feito na secretaria da unidade em que os alunos estão cadastrados. O resultado será divulgado a partir de 21 de dezembro no site da Secretaria de Educação.

O procedimento presencial também é necessário para quem deseja mudar de colégio. O remanejamento ocorrerá em duas etapas: até esta terça-feira (18), ele é dedicado a estudantes com deficiência. De 24 de outubro a 4 de novembro, aos demais alunos que pretendem trocar de escola.

O canal 156, conhecido como Telematrícula, é exclusivo para quem ainda não está na rede pública.

Ano letivo de 2017 na rede pública do DF

Início das aulas (exceto Cepis e CILs): 10 de fevereiro

Centros de Educação de Primeira Infância (Cepis): 6 de fevereiro

Centros Interescolares de Línguas (CILs): 15 de fevereiro

Férias: de 11 a 27 de julho ou de 10 a 28 de julho

Último dia: 22 de dezembro

Edição: Raquel Flores