25/10/2016 às 13:19, atualizado em 27/01/2017 às 16:34

Samambaia celebra 27 anos de criação nesta terça-feira (25)

Presente nas comemorações, governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou o esforço para que a vida da população afetada pelo temporal da madrugada de quinta (20) voltasse rapidamente ao normal

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Menos de uma semana depois de atingida por um temporal na madrugada de quinta-feira (20), Samambaia comemora 27 anos de criação nesta terça (25). Em frente à administração regional, a data foi celebrada com apresentação de bandas de escolas e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da festividade e cortou o bolo de 27 metros.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e a esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg participaram da festividade e cortaram o bolo de 27 metros

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e a esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, participaram da festividade e cortaram o bolo de 27 metros. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Rollemberg destacou os esforços para que a parte de Samambaia afetada pela tempestade voltasse à rotina o mais rapidamente possível: “Isso se deu graças à integração muito forte dos órgãos de governo que, com a população, se organizaram para atender as famílias atingidas”.

Até essa segunda-feira (24), foram distribuídas 4,5 mil telhas para conserto de telhados e cadastradas 1,3 mil pessoas pela equipe de assistência social do governo. “Trabalhamos em uma escala de 24 horas por 24 horas. Não paramos nem um segundo sequer”, disse o administrador regional de Samambaia, Paulo Silva.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A programação do aniversário segue até domingo (30). Hoje, às 19 horas, será celebrada missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora de Aparecida (QN 406, Samambaia Norte). A partir do mesmo horário, no estacionamento da estação de metrô Furnas (Área Especial 120/122), haverá a Batalha Samamba Street, com apresentações de rap e hip-hop.

Criação de Samambaia como região administrativa

Samambaia foi criada e definida como região administrativa do DF em 25 de outubro de 1989, por meio da Lei n° 49, e teve seus limites demarcados pelo Decreto n° 11.921. A população urbana estimada de Samambaia em 2015 foi de 254.439 habitantes, de acordo com pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O nome Samambaia foi dado em referência ao córrego que corta a região. A nascente do córrego, onde eram encontradas plantas da espécie Samambaia em abundância, se encontra logo abaixo das quadras residenciais 127 e 327.

Edição: Raquel Flores