Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
28/10/2016 às 09:37, atualizado em 31/10/2016 às 09:30
Em caso de proximidade da planta com a rede de energia, a CEB é a única que pode intervir e deve ser acionada no número 116
Moradores que identifiquem locais que precisem de poda de árvores devem acionar os órgãos adequados do governo de Brasília. No DF, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a responsável por analisar a situação e fazer a intervenção necessária nos espaços públicos.
O serviço pode ser requisitado à companhia por e-mail e nas ouvidorias do Executivo local (no número 162) e das administrações regionais.
Em área particular, a companhia também deve ser procurada para emitir laudo e autorização. Mas nesse caso, não executará o serviço, que é de responsabilidade do proprietário. No ano passado, a Novacap somou 36.131 podas de árvores. Neste ano, já são 41.452 intervenções.
Em lugares nos quais as árvores estejam próximas ou em contato com a rede de energia, apenas a Companhia Energética de Brasília (CEB) poderá atuar. A empresa pode ser contatada no telefone 116 e dá prazo médio de 30 dias para atendimento, por causa da alta demanda.
[Numeralha titulo_grande=”127″ texto=”Interrupções na rede elétrica por mês, relacionadas a quedas de galhos de árvores e outras interferências de plantas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A CEB atende tanto chamados para áreas públicas quanto particulares. Mas destaca que onde a rede for particular haverá cobrança pelo serviço. Além de oferecer mais segurança para a população, a poda das árvores também é importante para a estabilidade no fornecimento de energia elétrica na cidade.
Neste ano, a média de interrupções relacionadas a queda de galhos e outras interferências de plantas é de 127 por mês, segundo a companhia.
As administrações regionais também recebem pedidos da população. As que possuem maquinário fazem diretamente o serviço em parceria com a Novacap. As equipes de cada região atuam ainda com podas menores, que exigem menos equipamentos. Quando não é possível atender às solicitações, elas são encaminhadas para a companhia.
O material vegetal recolhido — tanto das podas quanto de quedas de galhos — é levado para o Viveiro II da Novacap, que fica no Setor de Oficinas Norte, próximo ao Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), e depois leiloado.
Onde fazer pedido de podas de árvores
Na Novacap
E-mail: novacap@novacap.df.gov.br
Na ouvidoria do governo de Brasília
Telefone: 162
Nas ouvidorias das administrações regionais
Mais informações no site do governo de Brasília
Edição: Vannildo Mendes