31/10/2016 às 16:44, atualizado em 05/04/2017 às 11:54

Tuberculose atinge, em média, 12 pessoas a cada 100 mil no DF

Doença é considerada uma das dez principais causas de morte no mundo pela Organização Mundial da Saúde

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Características da tuberculoseA tuberculose está entre as dez principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade soltou, neste mês, pesquisa que calcula que 1,8 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença em 2015. Em Brasília, foram diagnosticados 409 casos no mesmo período. Desses, 67% dos pacientes tiveram cura e 4,9% abandonaram o tratamento. No porcentual restante, estão incluídos os pacientes que morreram por causa da tuberculose, que morreram em decorrência de outras enfermidades ou que foram transferidos para outra rede de atendimento.

Até outubro, a Secretaria de Saúde registrou 285 notificações e 201 pessoas em tratamento. Os números no DF não são assustadores. Servidora da área técnica de Tuberculose, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Lindivânia Brandão afirma que a incidência em pacientes de Brasília é pequena. “A cada 100 mil pessoas, 12 contraem a doença.” Os números baixos se explicam pelo acompanhamento da Saúde da Família.

tratamento da tuberculose demora no mínimo seis meses e deve ser cumprido rigorosamente. “Se a pessoa o interrompe, a bactéria pode se tornar mais resistente”, conta. O principal sintoma da doença é a tosse. Se ele persistir por mais de duas semanas, deve-se consultar um médico.

Identificação da tuberculose é por meio de testes

Para identificar a doença, é feita a baciloscopia (teste de escarro). O ideal é que o paciente faça na mesma hora em um posto de saúde e repita a operação pela manhã em casa. “À noite, acumula mais secreção porque a pessoa fica deitada”, explica Lindivania. A secretaria recomenda que o segundo teste seja feito ainda em jejum. Ambos devem ser feitos em ambientes abertos e com pouca movimentação.

“Quando uma pessoa tosse, faz força. Os bacilos que ela expele ficam no ar, podendo contaminar outras pessoas.” A profissional da saúde ressalta que essa é a principal forma de contaminação e que a tuberculose é contagiosa.

Após ter diagnosticada a doença, o paciente recebe, de graça, medicamento para tuberculose. Os remédios são do Ministério da Saúde, que os encaminha para o governo de Brasília. Diariamente, o enfermo deverá tomar comprimidos com os compostos rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. 

Sintomas, tratamentos e contaminação da tuberculose

 

Edição: Marina Mercante