01/11/2016 às 12:28, atualizado em 30/01/2017 às 15:51

Visitas à Papuda e à penitenciária feminina estão confirmadas nesta quarta-feira (2)

Serviço sofrerá mudanças por motivos de segurança. Operação Guardiã garantirá direito dos presos, suspenso desde outubro em virtude da greve dos agentes penitenciários

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

A visita a detentos do Complexo Penitenciário da Papuda e do Presídio Feminino do Distrito Federal está garantida nesta quarta-feira (2). A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social montou a Operação Guardiã para assegurar o direito dos presos durante greve dos agentes penitenciários, iniciada em 10 de outubro. Desde então, as visitas estão suspensas por falta de servidores.

Por razões de segurança, na Papuda, será autorizada a entrada, por preso, de até duas mulheres cadastradas (mãe, esposa ou companheira), das 9 às 15 horas.

Por razões de segurança, na Papuda, será autorizada a entrada, por preso, de até duas mulheres cadastradas (mãe, esposa ou companheira), das 9 às 15 horas. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília-30.6.2016

Por razões de segurança, na Papuda, será autorizada a entrada, por preso, de até duas mulheres cadastradas (mãe, esposa ou companheira), das 9 às 15 horas. Não será permitida a entrada de homens e de pessoas menores de idade. As senhas devem ser retiradas no site da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF — não há necessidade de dormir na fila. Também estão proibidas a entrada de sacolas e a presença de ambulantes no complexo penitenciário. Já na Penitenciária Feminina, serão dois visitantes de qualquer sexo por presa. É preciso retirar senha, como ocorre normalmente.

Durante a operação, não serão recebidos nem analisados documentos de cadastro de visitantes, roupas ou qualquer material.

A greve dos agentes penitenciários é ilegal

A greve dos agentes penitenciários foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios em 14 de outubro. Foi estipulada multa de R$ 100 mil por dia parado para o sindicato que representa a categoria. Na quinta-feira (20), o desembargador responsável pela ação dobrou o valor da penalidade.