04/11/2016 às 19:30, atualizado em 06/02/2017 às 20:50

Campanha Choveu, molhou, derrapou alerta condutores sobre os riscos do asfalto úmido

Agentes do Detran fazem abordagem educativa em postos de gasolina e vias de intensa circulação para passar dicas e cuidados na direção

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Com o período de chuvas, a visibilidade do motorista fica reduzida, e o tempo de frenagem, maior . Esses fatores aumentam o risco de acidentes, como colisões traseiras e engavetamentos. Para alertar condutores dos cuidados a serem tomados nessa época, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) faz a campanha Choveu, molhou, derrapou.

Detran-DF faz campanha para alertar motoristas sobre cuidados ao dirigir no período chuvoso.

Detran-DF faz campanha para alertar motoristas sobre cuidados ao dirigir no período chuvoso. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A ação consiste em blitze educativas em locais de intensa circulação de pessoas e postos de gasolina. Na abordagem, os agentes da autarquia dão dicas de como proceder quando a pista estiver molhada e distribuem material educativo.

A principal recomendação é reduzir a velocidade, uma vez que o pneu tende a perder aderência quando o asfalto está úmido. Além disso, é preciso manter distância maior do veículo da frente para evitar que, em eventual derrapagem, ocorram colisões.

[Olho texto='”Acho melhor (a campanha educativa) do que aplicar as multas”‘ assinatura=”Letícia da Cunha, professora” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outra recomendação é evitar ligar o pisca-alerta, uma que vez que o reflexo da luz amarela no para-brisa prejudica a visão dos condutores. As ações educativas, que começaram em outubro, são intensificadas no início e no fim das chuvas.

Até esta sexta-feira (4), cerca de 8 mil pessoas foram abordadas em 12 blitze. “Não consideramos só o condutor, mas também os passageiros que estavam no carro no momento da ação”, explica o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, Rubem Ribeiro da Silva.

Ele conta que a Choveu, molhou, derrapou pode ser intercalada com outras campanhas, como a de combate ao uso de celular e a de consumo de álcool.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

A abordagem de condutores para reforçar os cuidados é considerada efetiva para a professora Letícia da Cunha, de 29 anos. “Acho melhor do que aplicar as multas”, afirma.

Para ela, a falta de consciência está relacionada à ocorrência de acidentes no período de chuvas. “As pessoas não têm disciplina nas vias”, diz.

Cuidados básicos ao dirigir com o asfalto úmido

  • Cheque pneus e limpadores de para-brisa
  • Use farol baixo sempre aceso
  • Tenha mais atenção com a travessia de pedestres
  • Mantenha distância entre veículos em movimento
  • Mantenha o controle do veículo
  • Evite vias com excesso de água, porque isso pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo
  • Estacione em local seguro quando não houver visibilidade
  • Desembace os vidros
  • Só ultrapasse com segurança

Edição: Vannildo Mendes