10/11/2016 às 16:21, atualizado em 09/12/2016 às 08:58

Desobstrução de área pública segue pelo terceiro dia em São Sebastião

Início da ação desta manhã foi dificultado pela reação de moradores, que montaram barricadas

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Seguiu nesta quinta-feira (10), pelo terceiro dia, a operação de retomada de área pública em São Sebastião, no Núcleo Rural Zumbi dos Palmares.

Desocupação no Núcleo Rural Zumbi dos Palmares, em São Sebastião, segue perlo terceiro dia.

Desocupação no Núcleo Rural Zumbi dos Palmares, em São Sebastião, segue pelo terceiro dia. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Com a ação de hoje, foram recuperados 40 mil metros quadrados de área pública parcelada irregularmente, nas chácaras 40 e 41.

O terreno a ser desobstruído tem 66 mil metros quadrados e pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Ele foi invadido recentemente, e a retomada atende a critérios técnicos, uma vez que a região faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do São Bartolomeu.

Na manhã, parte da população local resistiu ao trabalho das equipes da Agência de Fiscalização (Agefis), lançando rojões, bolas de gude e outros objetos. Foram montadas duas barricadas.

Assim, antes do processo de recuperação da área, foi necessária a atuação da Polícia Militar do Distrito Federal. Participaram da ação membros do Batalhão de Choque, do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), da Cavalaria e da tropa convencional.

A derrubada de construções irregulares começou no fim da manhã e deve seguir até sexta-feira (11). Participaram da ação 240 servidores do governo de Brasília. Entre os órgãos envolvidos estão Corpo de Bombeiros, Companhia Energética de Brasília (CEB) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Vannildo Mendes