10/11/2016 às 17:27, atualizado em 11/11/2016 às 10:19

Estudantes de Sobradinho apresentam projeto de robótica na Olimpíada do Conhecimento

Estande do governo de Brasília no Ginásio Nilson Nelson terá ainda material do Planetário, do Arquivo Público e da UnB. Evento nacional vai até domingo (13)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Lorrane Tintino e Wesley de Souza, respectivamente de 17 e 16 anos, integram um projeto de robótica do Centro de Ensino Fundamental 8, de Sobradinho. Sob a orientação do professor Alexandre Zeitune, a dupla e mais quatro colegas expuseram nesta quinta-feira (10), no estande do governo de Brasília na Olimpíada do Conhecimento, os trabalhos feitos nas aulas da turma de altas habilidades da regional de ensino.

Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 8, de Sobradinho, Lorrane Tintino e Wesley de Souza.

Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 8, de Sobradinho, Wesley de Souza e Lorrane Tintino. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Trata-se de produtos projetados e desenvolvidos pelos próprios estudantes. “Nosso objetivo é difundir a robótica educacional na escola”, resume Zeitune. Além de produzir o material, os alunos atuam como multiplicadores na unidade de ensino. “A gente faz parte do programa Educador Social Voluntário, da secretaria [de Educação]. Nele ensinamos a colegas as metodologias para construir essas máquinas”, explica Lorrane.

Além do apoio da diretoria para executar as atividades, os alunos são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Fomos escolhidos após apresentarmos nosso trabalho na Mostra Nacional de Robótica do ano passado”, diz Wesley, sobre o evento ocorrido em Uberlândia (MG) no fim de 2015.

Outros trabalhos de alunos do DF na Olimpíada do Conhecimento

Uma das maiores competições de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento contará com a exposição de trabalhos pedagógicos com temas transversais no estande do governo de Brasília, que também terá ações da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil.

Além do projeto de robótica do Centro de Ensino Fundamental 8, a Secretaria de Educação apresentará trabalhos de cerca de cem estudantes da rede pública sobre física e química a serviço da alimentação; agroenergia e biodiesel; combate ao mosquito Aedes aegypti; importância dos metais e minerais no desenvolvimento social, econômico, tecnológico e sustentável; plástico de batatas; repelente natural; e foguetes.

Os projetos ficarão expostos até esta sexta-feira (11), quando a coordenação do estande fica a cargo da Educação. Além disso, medalhistas dos Jogos Escolares participam do evento expondo troféus e medalhas da competição.

Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação no estande do governo de Brasília

No sábado (12) e no domingo (13), a Casa Civil comanda o espaço. De acordo com o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar, a ideia é levar para a olimpíada parte do material exposto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorrida em outubro.

A pasta terá o apoio de três instituições. A Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília, levará amostras de solo e alguns alimentos para degustação; o Planetário estará com painéis fotográficos de galáxias, nebulosas planetárias e constelações da exposição Universo Surpreendente; e o Arquivo Público do Distrito Federal distribuirá uma publicação referente aos fatos históricos mais relevantes da capital federal de sua criação até 2010.

Segundo Aguiar, a função do espaço é despertar na juventude o interesse pela formação profissional. “Além disso, mostrar a importância de aliar todo o conhecimento educacional às questões relacionadas com inovação, ciência e tecnologia.”

Sobre a Olimpíada do Conhecimento

Promovido a cada dois anos, o torneio reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na olimpíada são avaliados conhecimentos teóricos e práticos, habilidades intelectuais e atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

Olimpíada do Conhecimento

Até 13 de novembro (domingo)

Das 9 às 17 horas

Ginásio Nilson Nelson (Eixo Monumental)

Entrada gratuita

Inscrições para palestras no site do evento.

Edição: Marina Mercante