11/11/2016 às 11:48, atualizado em 02/03/2017 às 15:38

Mostra de pintura promove reflexão sobre o racismo

São obras produzidas por 40 pessoas do Centro de Orientação Socioeducativa (Cose) de Santa Maria. A ideia é fortalecer a autoestima e as relações pessoais e sociais de usuários do lugar

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

O preconceito racial e a superação do trauma dele decorrente estão na essência da exposição Minha Cor, que estará aberta ao público de 14 a 18 de novembro, no Museu Vivo da Memória Candanga.

A mostra, promovida pelo Centro de Orientação Socioeducativa (Cose) de Santa Maria, traz à tona a realidade vivida por muitas pessoas. São 18 pinturas sobre tela, produzidas por 40 usuários do centro.

A exposição é resultado de oficinas, filmes e rodas de conversas com adultos e adolescentes frequentadores do local. A ideia é promover consciência política e reflexão sobre direitos humanos dos socioeducandos, como prevê a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O Cose é vinculado à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. A intenção da mostra é também dar visibilidade às produções de usuários do centro, para fortalecer a autoestima e as relações pessoais e sociais deles.

A expectativa da secretaria é que quem for à exposição saia do Museu com outro olhar e questione, por exemplo, a visão estereotipada do negro e as consequências negativas que essa atitude causa à sociedade.