11/11/2016 às 08:53, atualizado em 11/11/2016 às 08:59

Música, esporte e literatura para comemorar os 57 anos do Cruzeiro

Programação começa neste sábado (12) e inclui ainda feira de saúde, oficina de arte para crianças, corte de bolo e cultos religiosos. Tudo com acesso gratuito

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Para comemorar os 57 anos do Cruzeiro, a região terá eventos até dezembro. O aniversário é em 30 de novembro, mas, a partir deste fim de semana, os moradores já poderão aproveitar os dias de festa. Feira literária, sarau, festival esportivo, samba e corte de bolo estão entre as atrações gratuitas para celebrar a data.

Para comemorar os 57 anos do Cruzeiro, a região terá eventos até dezembro.

Para comemorar os 57 anos do Cruzeiro, a região terá eventos até dezembro. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A programação de aniversário começará neste sábado (12) com a apresentação de atividades como judô, vôlei e futsal, além de zumba. O encontro será às 12 horas no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro.

Em 16 de novembro, haverá a oficina Lateando Ideias, em que crianças poderão pintar poesias em latas. O acesso à atração é livre, das 9 às 17 horas, na biblioteca da região administrativa. No mesmo dia, a biblioteca pública também receberá rede Wi-Fi. A inauguração da internet será às 10 horas.

Testes de glicemia, avaliação de pressão arterial e outros exames poderão ser feitos na Feira de Saúde no dia 20, das 8 às 13 horas, na Feira Permanente.

A Associação de Idosos Paz e Amor (Cruzeiro Velho) promove uma coroação do rei e da rainha da região administrativa às 15 horas de 23 de novembro no salão múltiplas funções da biblioteca. Há ainda um evento para coroar apenas a rainha do Cruzeiro Novo, organizado pelo Grupo Fraternidade. Será às 15 horas do dia 25 no Centro de Convivência do Idoso.

Programação para celebrar os 57 anos do Cruzeiro

Ações culturais no aniversário do Cruzeiro

Em 24 de novembro, às 20 horas, o auditório da biblioteca receberá um sarau literário com a presença de escritores do Cruzeiro. Os poetas terão de desenvolver textos originais com o tema samba.

Outra ação cultural será a feira literária, que também terá sarau, além de venda de livros. O evento é de 25 a 27 de novembro, das 9 às 20 horas, na Feira Permanente do Cruzeiro.

Ainda no dia 25, será possível apreciar o Samba do Banquinho, com apresentações musicais. O encontro será às 19 horas na Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc). Assim como os outros eventos da programação, esse é gratuito.

Moradores do Cruzeiro poderão participar do campeonato de futebol de praia em 26 de novembro, das 9 às 12 horas, na sede da Aruc.

No dia 27, haverá missa para celebrar o aniversário da região administrativa. Para o dia do aniversário do Cruzeiro (30 de novembro), a administração regional organizou uma sessão solene com corte de bolo. A ação será no ginásio poliesportivo do Cruzeiro às 17 horas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o intuito de preparar os moradores sobre o descarte correto de lixo, haverá uma palestra de gestão de resíduos sólidos no auditório da biblioteca. A ação será apresentada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em 1º de dezembro, às 19 horas.

Em 3 de dezembro, haverá ação social de combate à aids. O projeto é desenvolvido pelo grupo arco-íris, que trabalha com o tema desde 1990. O evento será das 9 às 17 horas na Feira Permanente.

História do Cruzeiro

Os primeiros moradores do Cruzeiro eram, na maioria, cariocas, que vieram com a mudança da capital do Brasil para exercer o trabalho público em Brasília.

A região está dentro da poligonal de tombamento do Plano Piloto e, desde 1992, é considerada patrimônio histórico e artístico pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura.

O Cruzeiro recebeu este nome por estar próximo à cruz erguida do ponto mais alto do Eixo Monumental, onde, em 1957, foi celebrada a primeira missa de Brasília.

Edição: Marina Mercante