11/11/2016 às 16:28, atualizado em 01/02/2017 às 16:17

Saúde contrata 337 médicos temporários para reforçar atendimento

Portaria que autoriza a seleção foi publicada nesta sexta-feira (11). Serão admitidos pediatras, terapeutas intensivos de adultos e neonatologistas

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Para reforçar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançará, a partir da próxima semana, processo seletivo simplificado para contratação temporária de mais 337 médicos. Eles exercerão as funções em áreas essenciais por um ano, até que o governo de Brasília conclua novo concurso.

A seleção foi autorizada pela Portaria nº439, publicada nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do DF. Estão previstas 107 vagas de pediatras, 106 de terapeutas intensivos de adulto e 124 de neonatologistas. Os interessados devem ficar atentos às instruções no site da Secretaria de Saúde.

Os profissionais terão carga de 20 horas semanais e serão distribuídos entre todas as regiões de saúde, de acordo com a necessidade de cada uma. A contratação terá validade de 12 meses, improrrogável.

[Olho texto='”A demanda é muito grande na rede pública e não podemos esperar. (…) Após novo concurso, os nomeados irão substituir os contratos temporários”‘ assinatura=”Alyson Cavalcante, gerente de Planejamento, Seleção e Provimento da Secretaria de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesse período, a secretaria fará concurso para contratação de quadros efetivos, segundo informou o gerente de Planejamento, Seleção e Provimento da pasta, Alyson Cavalcante. “Os servidores que serão nomeados irão substituir os contratos temporários”, explicou.

A admissão dos provisórios só foi possível após a pasta conseguir autorização do Tribunal de Justiça e, posteriormente, da Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal.

Apesar da orientação do Ministério Público para o governo só contratar por concurso, a carência por atendimento médico na rede pública forçou uma solução emergencial. “A demanda é muito grande e não podemos esperar. Enquanto levamos um ano para realizar uma contratação de servidores, a seleção de temporários não chega à metade desse tempo”, ponderou.

Em 2015 e 2016, a Secretaria de Saúde já realizou 1.573 nomeações de médicos.